Ciência

Alimentos que ‘escondem’ gordura trans e você deveria ter cuidado com eles

por: Vitor Paiva

Em tempos de fake news sendo tratadas como verdades, é importante lembrar que nem mesmo aquilo que está escrito necessariamente vale – e que tais mentiras veladas podem fazer mal a nossa democracia, nossa história e até mesmo à nossa saúde. É o que sugere uma nova pesquisa da USP, indicando que muitos alimentos que possuem o rótulo de “livre de gordura trans” possuem, em verdade, pequenas quantidades “escondidas” desse tipo tão maléfico de gordura.

O estudo foi desenvolvido por pesquisadores em nutrição do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde Pública da Universidade de São Paulo e do Instituto de Defesa do Direito do Consumidor, e analisou 11 mil rótulos de diversos produtos, comparando informações nas embalagens. A pesquisa constatou, comparando informações da parte frontal da embalagem com a tabela nutricional e a lista de ingredientes, que 30% dos produtos que se dizem “livres de gordura trans” na verdade continham o ingrediente em suas composições.

A situação acontece por uma brecha na legislação brasileira, que permite que um fabricante declare como quantidade zero um alimento que possui até 0,2 gramas por porção – ainda que a informação sobre a quantidade de gordura trans na composição seja obrigatória no Brasil. A lista de produtos que trazem gordura trans “escondida” – ingrediente que aumenta o colesterol ruim, reduz o colesterol bom, pode provocar problemas cardiovasculares e se relaciona com doenças como derrame e infarto – inclui salgadinhos (11%), produtos de panificação (92%), biscoitos (8,4%), doces e sobremesas (6,1%), comidas de conveniência (3,1%) e molhos e temperos (2,2%). A recomendação é sempre comparar as informações nas tabelas e ingredientes – e não acreditar em qualquer rótulo.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Professora de universidade brasileira é eleita membra da Academia Mundial de Ciências