Inspiração

Aluna do ‘Samuzinho’ salva irmão de 7 meses que engasgou com leite materno

por: Vitor Paiva

Quando participou do projeto Samuzinho, iniciativa de funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que ensina primeiros-socorros a crianças, a jovem piauiense Ana Beatriz, de 12 anos, jamais imaginou que seus aprendizados tão rapidamente seriam postos em prática – e de forma tão urgente. Sua avó cuidava de seu irmãozinho de apenas sete meses, quando sem querer cochilou – ao despertar, o susto: o pequeno Davi estava engasgado em leite materno, praticamente sem ar, com a pele cada vez mais roxa. A senhora imediatamente pediu ajuda à neta que, por conta das aulas, soube exatamente o que fazer.

A jovem Ana Beatriz

“Foi rápido. Me senti muito segura e fiz a manobra. Eu peguei ele, virei ele de bruços, dei tapinhas nas costas, e o líquido, que no caso foi o leite, estava saindo gradativamente”, disse Ana Beatriz. A manobra de emergência, realizada com calma e destreza pela jovem, possibilitou Davi a voltar a respirar, e iluminou a importância de iniciativas como o projeto Samuzinho: Ana Beatriz pôde efetivamente salvar a vida de seu irmão.

O pequeno Davi

Davi não foi o primeiro bebê salvo pelo aprendizado no projeto: recentemente Walter Neto, de 7 anos, salvou o primo Davi, de 3 anos, que havia se engasgado com uma espinha de peixe. “Nós do Samu iniciamos esse trabalho com as crianças porque são atenciosas e focadas, aprendem mais, e acreditamos muito que ‘primeiros socorros’ é matéria de sala de aula”, disse a técnica em enfermagem Elisângela De Jesus Pereira, membro do projeto Samuzinho. Aproximadamente 60 crianças, com idades entre 7 e 12 anos, participam do curso – que deveria evidentemente ser obrigatório em todas as escolas do país.

Uma das aulas do Samuzinho

Publicidade

© fotos: reprodução/divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Esta espécie rara de uva é maior que um ovo de galinha