Anorexia também é causada por DNA, aponta nova pesquisa

por: Redação Hypeness

De acordo com um estudo divulgado por médicos da universidade King’s College, de Londres, a causa da anorexia pode estar no DNA. Para chegar a essa conclusão, foram analisados dados de cerca de 17 mil pessoas com o transtorno e outras 55 mil sem a doença, provenientes de 17 países.

O levantamento buscou por mutações genéticas comuns a pessoas que desenvolvem anorexia. Estas mutações foram encontradas – e não foram as únicas. De acordo com a BBC, os pesquisadores também apontaram características comuns ao DNA de pessoas com outros transtornos psiquiátricos, como transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade e esquizofrenia.

A descoberta foi publicada na revista Nature Genetics. No documento, os cientistas apontam ainda que foram identificadas mutações nas instruções que controlam o metabolismo do corpo, principalmente aquelas relacionadas aos níveis de açúcar no sangue e à gordura corporal.

Ainda não se sabe ao certo como estas mutações podem influenciar no desenvolvimento da anorexia, mas os pesquisadores já têm uma suspeita. Eles acreditam que essa alteração genética permita que as pessoas passem fome por mais tempo.

Foto: alan KO

Pessoas que não possuem essa característica no DNA normalmente têm seu apetite estimulado quando emagrecem, como um mecanismo de defesa do corpo. Entretanto, aquelas com anorexia podem não acionar esta ferramenta.

Créditos das fotos sob as imagens