Fotografia

Anta albina é fotografada em reserva ambiental no interior de São Paulo

15 • 07 • 2019 às 09:47
Atualizada em 15 • 07 • 2019 às 10:47
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Quando, em 2014, o fotógrafo Luciano Candisani registrou a presença da anta Gasparzinho na reserva ambiental Legado das Águas, em Tapiraí, interior de São Paulo, ele sabia se tratar de um feito: era a primeira foto de uma anta albina ainda vivendo na natureza. Em 2018, porém, o que parecia impossível se repetiu: outra anta albina foi fotografada, na mesma reserva. Uma equipe de especialistas foi convocada para determinar se a novo foto era do mesmo animal ou de um novo indivíduo da espécie – e o resultado determinou se tratar de uma outra anta albina, a segunda já registrada vivendo fora de cativeiros.

A nova anta albina fotografada na reserva

A principal pista foram as orelhas dos animais, diferentes principalmente por um corte na cartilagem da orelha esquerda da nova anta descoberta. De acordo com o estudo, segundo Mariana Landis, coordenadora do Projeto Anta e presidente do Instituto Manacá, é provável que a nova anta seja justamente parente de Gasparzinho – os dois animais vivem na mesma região da reserva ambiental, e o albinismo é uma mutação genética recessiva hereditária. Trata-se de uma condição rara na natureza, que prejudica a produção de melanina no corpo, resultando na falta de pigmentação da pele, pelos e tecidos do animal albino.

Gasparzinho, a primeira anta albina fotografada na natureza

Os dois animais são monitorados por armadilhas fotográficas – câmeras que disparam e registram o ao redor quando detectam movimentos. Trata-se de um monitoramento não invasivo, já que a captura só é realizado em último caso, para obter informações científicas importantes ou para salvar a vida dos animais.

Outro registro de Gasparzinho

Publicidade

© fotos: divulgação/Luciano Candisani


Canais Especiais Hypeness