Debate

Aplicativo que transforma fotos de mulheres em nudes gera polêmica nas redes

Redação Hypeness - 03/07/2019 | Atualizada em - 02/07/2019

Lançado no dia 23 de junho com a proposta de remover virtualmente as roupas das fotos de mulheres, o aplicativo DeepNude gera polêmica. Menos de uma semana após seu lançamento, o app precisou ser removido por seus criadores.

O software foi testado pelo Motherboard. Segundo a reportagem, as fotografias exibiam resultados variados. Quanto mais pele pudesse ser vista na foto original, mais realistas eram as imagens manipuladas. Testes feitos com desenhos animados parecem ter confundido o algorítimo do serviço e gerado alguns resultados bizarros.

Disponível para Windows e Linux, o DeepNude funcionava apenas com fotos femininas. Em sua versão gratuita, as imagens vinham com uma marca d’água visível. Entretanto, a versão paga permitia que as fotos saíssem apenas com uma indicação de “fake” no canto superior esquerdo, facilmente removível. A versão completa tinha um custo de US$ 50 (cerca de R$ 190).

O aplicativo não funciona com desenhos animados. Foto: Reprodução/Motherboard

Os resultados variam drasticamente, mas quando alimentados com uma imagem bem iluminada e de alta resolução de uma mulher em um biquíni olhando diretamente para a câmera, as imagens nuas falsas são razoavelmente realistas. O algoritmo preenche com precisão os detalhes onde a roupa costumava estar, o ângulos dos seios sob as roupas, mamilos e sombras“, destaca o Motherboard.

No dia 27 de junho, os criadores do aplicativo anunciaram sua remoção através do Twitter. “Apesar das medidas de segurança adotadas (marcas d’água), se 500 mil pessoas usarem o aplicativo, a probabilidade de que alguém fará um mau uso é muito grande. Não queremos ganhar dinheiro dessa forma“, diz a mensagem, que pode ser lida na íntegra abaixo (em inglês).

Desde o anúncio, todos os servidores e o site do serviço foram desconectados, impedindo o acesso dos usuários.

Publicidade

Fotos em destaque: Charlotte Butcher


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Carrefour acerta reparação milionária por assassinato de João Alberto; medida segue longe de ser suficiente