Arte

Atrizes e atores atuais são transformados em pinturas renascentistas

16 • 07 • 2019 às 20:35
Atualizada em 17 • 07 • 2019 às 10:54
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Dentre as muitas transformações artísticas ocorridas no período do Renascimento – influenciadas diretamente pelas transformações filosóficas e científicas ocorridas na época – uma das mais visíveis e evidentes é o especial enfoque que os pintores de então passaram a dar aos retratos. O ser humano se tornava o centro de tudo, e também das telas. Sabemos hoje como eram os semblantes de reis, nobres e figuras influentes da época basicamente por conta do trabalho desses incríveis retratistas renascentistas.

Hoje os retratos são parte constante e incontornável do nosso cotidiano, e vemos o rosto das celebridades incessantemente em toda parte. Mas como seriam os retratos das celebridades atuais se fossem pintados durante o Renascimento? Como seriam pinturas registrando figuras como Jim Carrey, Amy Winehouse, Hugh Larie ou Emma Watson?

Essa pergunta foi respondida para o trabalho “Modern Renaissance”, ou Renascimento Moderno. Os artistas substituíram o rosto em pinturas da época por celebridades atuais como as supracitadas. Alguns resultados vão além da viagem no tempo, e se tornam quadros verdadeiramente exóticos – Keanu Reeves ganhou corpo de mulher, e o clássico personagem Spock, de Jornada nas Estrelas, tornou-se um nobre do século XV. O projeto foi concebido e realizado pelos designers do estúdio Design Crown em cima de 30 quadros clássicos do período.

Publicidade

© artes: divulgação


Canais Especiais Hypeness