Inspiração

Bar oferece cerveja para quem retirar bitucas da praia

Vitor Paiva - 24/07/2019 | Atualizada em - 12/11/2019

Na triste competição pelo título de maior poluidor dos oceanos, as bitucas de cigarro competem com o plástico pelo apocalíptico primeiro lugar. De acordo com a ONG Ocean Conservancy, anualmente cerca de 60 milhões de guimbas são despejadas nas águas, intoxicando os ecossistemas marítimos e ameaçando a vida de milhares de espécies subaquáticas. Vale lembrar que, apesar de ser feito majoritariamente de papel, cada maço de cigarro possui mais de 4.700 substâncias tóxicas – e por isso também é tão importante não deixar cigarros ou qualquer outro detrito sobre a areia quando se vai à praia.

O bar El Chiringuito Tibu-Ron, na praia de Castelldefels, em Barcelona

Um restaurante em Barcelona decidiu recompensar quem retira das areias justamente esses dois grandes poluentes – trocando um copo cheio de bitucas de cigarro retiradas da praia por um copo de cerveja ou refrigerante. Com os mais de 8 milhões de turistas que anualmente visitam a cidade catalã, a preocupação com o descarte incorreto é urgente em Barcelona, e por isso o “El Chiringuito Tibu-Ron”, de Castelldefels, resolveu criar a campanha: “Um Copo de Cerveja/Refrigerante por um Copo de Bituca de Cigarro”.

Algumas das milhares de guimbas recolhidas em troca de cerveja no bar

Para realizar a troca, basta levar um copo de 200 ml com pontas de cigarro e trocar no restaurante por um novo copo de 350 ml de cerveja ou refrigerante. A iniciativa vem levando centenas de pessoas a ajudarem na limpeza das areias de Barcelona, e quem vive em cidades litorâneas sabe que esse também é um sério problema das praias brasileiras. Uma única guimba é capaz de contaminar até 50 litros de água e, assim como o próprio cigarro, a solução está nas nossas mãos.

Cartaz da campanha

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Olimpíadas: quem são as medalhistas tão jovens quanto Fadinha