Sustentabilidade

Cientistas estimam quantas árvores seriam necessárias para salvar o planeta

por: Gabriela Glette

Segundo estudo publicado na revista científica Science, para melhorar a qualidade do ar que respiramos na tentativa de salvar o planeta, seria necessário plantas alguns bilhões de árvores. Entretanto, apesar desta informação parecer óbvia, esta é a primeira pesquisa a quantificar o quanto deveríamos plantar na Terra para diminuir em até 25% os níveis de carbono na atmosfera.

plantar árvores 1

Para chegar ao resultado, especialistas da Suíça, Itália e França levantaram dados de 80 mil florestas do mundo e usaram um software da Google para gerar um mapa que diz em quais partes do planeta caberiam mais cobertura vegetal.  Depois do mapeamento, a conclusão é que o ecossistema terrestre ainda tem espaço para 0,9 bilhão de hectares ocupados por árvores.

plantar árvores 2

Se toda esta área fosse plantada, nós poderíamos eliminar 200 trilhões de toneladas de carbono da atmosfera. Um dos coautores da pesquisa – Thomas Crowther, explica: “Nós já sabíamos que restaurar áreas florestais teria impacto no clima, mas não tínhamos evidências de quanto seria esse impacto. Nosso trabalho mostra claramente que essa é a melhor solução disponível hoje”.

plantar árvores 4

Entretanto, como fazer isto? Ainda não sabemos como cumprir esta meta, mas uma coisa é certa: se plantarmos mais de 1 bilhão de hectares, poderemos diminuir em até 1,5º C o aumento da temperatura global até 2050, o que poderá salvar muitas vidas. Já plantou sua árvore?

plantar árvores 3

Publicidade

Foto 1: divulgação

Fotos 3, 4 e 5: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O Brasil já está se preparando para gerar energia elétrica com a força das marés