Inspiração

Como o seu trabalho pode te ajudar a ter uma vida mais saudável

por: Redação Hypeness

Quantas vezes você já viu a palavra “trabalho” ser associada ao estresse e ao surgimento de doenças? Isso acontece porque somos frequentemente tragados pela rotina diária. Acordar cedo, correr pro escritório, encaixar mil e uma tarefas em apenas oito horas e, ao final do expediente, levar os problemas não resolvidos para casa. Daí em diante, é dormir mal e repetir tudo de novo. Só que não precisa ser assim

O próprio ambiente de trabalho pode e deve contribuir para que isso não aconteça. De olho nisso, muitas empresas já apostam em soluções para melhorar a qualidade de vida de seus funcionários. Afinal, pessoas felizes e saudáveis produzem mais e melhor. Nessa onda, surgem os escritórios do bem, que colocam a saúde dos colaboradores como prioridade na criação de uma cultura organizacional. 

A Johnson & Johnson é uma das companhias que acredita nisso e busca ter uma das forças de trabalho mais saudáveis do mundo. O objetivo é ambicioso, assim como os investimentos para torná-lo realidade. 

Com a aposta de aliar desenvolvimento profissional com uma vida saudável, a marca passou a oferecer opções de alimentação saudável em seus refeitórios, além de aumentar a oferta de frutas gratuitas nas instalações – onde os funcionários também dispõem de um centro fitness. Caminhadas são incentivadas para quebrar a rotina e manter o corpo em movimento. 

A saúde é tão importante para a empresa que anualmente toda a equipe se envolve em um desafio de atividade global, com duração de 30 dias. Em 2018, foram registrados 5 bilhões de passos durante o desafio. No mesmo período, cerca de 30 mil participantes tiveram um aumento de 22% em seus movimentos

Aqueles que buscam ainda mais qualidade de vida podem se beneficiar de um programa de reembolso de exercícios. O projeto subsidia os gastos dos colaboradores com centros de esporte, corridas, aulas de ginástica e sessões de treinamento pessoal. 

Projeto da empresa reembolsa gastos com atividades físicas

Mas nem só o físico está no foco da companhia, que inclui também programas de incentivo à saúde mental, com capacitações pessoais online, treinamentos e webinars sobre o assunto. O plano de saúde oferecido aos funcionários inclui cobertura completa para projetos relacionados à saúde mental. 

Para complementar a atenção que ocorre dentro das instalações da empresa, o aplicativo “Healthy & Me” é uma das apostas para que a força de trabalho se mantenha conectada à sua saúde. Graças a essas iniciativas, o programa “HealthForce 2020” recebeu da American Heart Association o reconhecimento nível ouro por buscar promover um ambiente de trabalho saudável, dando a oportunidade ao funcionário de realizar escolhas voltadas à saúde e bem-estar pessoal. O objetivo da empresa é engajar ao menos 100.000 funcionários até 2020. Merecido, né?

A Johnson & Johnson também busca manter sua equipe motivada e com desafios constantes. Através do programa de voluntariado “Aceleração 2018”, 107 funcionários da empresa puderam usar seus conhecimentos e habilidades profissionais para solucionar desafios de gestão de Organizações Sociais nas regiões de São Paulo e São José dos Campos. Em apenas três semanas, 12 das 15 organizações atendidas já apresentavam melhorias na gestão – e 98% dos participantes manifestaram o desejo de se envolver em uma nova edição do projeto.

O funcionário da Johnson & Johnson André Santos ajuda a preparar e servir refeições em um abrigo perto de sua casa aos finais de semana. 

O funcionário da Johnson & Johnson André Santos ajuda a preparar e servir refeições em um abrigo perto de sua casa aos finais de semana.

As ações da empresa em prol do bem-estar podem ser conferidas no 2018 Health for Humanity Report, um anuário que detalha os avanços realizados durante o ano. Disponível em diversos idiomas – inclusive português – o documento promete ser uma fonte de inspiração para que outras empresas repliquem iniciativas que colocam em foco a saúde dos seus colaboradores. 

Nós estamos torcendo para que isso aconteça, e vocês?

Publicidade

Fotos: Divulgação, exceto quando especificado


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Após câncer de mama ela foi a primeira mulher a nadar o Canal da Mancha 4 vezes sem parar