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Consumidor vai poder bloquear ligações de telemarketing. Saiba como fazer

05 • 07 • 2019 às 14:23
Atualizada em 05 • 07 • 2019 às 14:27
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Elas aparecem de todos os lados. Não importa o dia da semana, o horário. Um telemarketing sempre vai te atrapalhar. Mas, caros leitores, há luz no fim do túnel. 

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A nova regra vale para empresas de telecomunicações

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu que os consumidores poderão bloquear ligações inconvenientes. A determinação prevê que empresas do setor lancem, até o dia 16, uma lista nacional e única de consumidores que não querem receber chamadas de telemarketing. 

A medida vale para Algar, Claro, Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Elas precisam ainda criar um canal para que o consumidor possa manifestar seu desejo. 

O ‘não perturbe’ está de olho no emprego de robôs. Preocupadas com o crescimento de reclamações, muitas companhias utilizam a prática para atingir o cliente a partir de diferentes números. Isso deve acabar.

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Mas atenção, a regra vale apenas para chamadas realizadas por empresas de telecomunicação. Companhias de outros setores ficam de fora. 

Entre 2016 e maio de 2019, mais de 83.829 reclamações foram registradas contra serviços. A Anatel assegura que irá fiscalizar a implementação da regra. E em caso de descumprimento, multa de R$ 50 milhões. 

Se você não quer receber as ligações, precisa se inscrever em links específicos no site do Procon de cada estado. É preciso divulgar número de telefone (fixo e móveis). Ao final, o consumidor recebe uma senha enviada por e-mail.

Assim, é possível excluir e incluir números de telefone. Após 30 dias, as empresas ficam proibidas de ligar. 

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Foto: TV Brasil/Reprodução


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