Futuro

Elon Musk anuncia implantes no cérebro que se conectam aos smartphones

por: Redação Hypeness

Elon Musk quer sua mente. O CEO da Tesla (TSLA) e SpaceX apresentou planos de instalar implantes que conectem cérebros humanos com smartphones. A novidade foi apresentada na última terça-feira (16). 

“Se você vai colocar algo na cabeça, pretendo que não seja grande”, disse Musk a respeito do tamanho mínimo do chip. 

– Elon Musk diz que viagem de ida e volta para Marte vai custar US$ 100 mil

Embora seja vista como uma jogada de uma das mentes mais ambiciosas do mundo dos negócios, o ‘Bluetooth cerebral’ é capaz de telepatia e pode curar funções motoras e contusões. 

Musk que instalar uma espécie de bluetooth no seu cérebro

O dispositivo contém uma porta USB-C – adaptador no formato dos utilizados pelos Macbooks da Apple, que com um pequeno computador instalado na orelha, se conecta via Bluetooth ao smartphone. 

Oficialmente, o aparelho foi testado apenas em ratos. A Neuralink inseriu o dispositivo em 19 animais, com taxa de sucesso de 87%. Musk, no entanto, deixou escapar que um macaco também passou pelo procedimento. 

– Maionese de vegetais criada com inteligência artificial chega ao Brasil

– Instagram testa no Brasil posts sem número de curtidas

A interface, de acordo com a companhia, poderá ser testada em seres humanos a partir de 2020. Os possíveis voluntários receberão quatro furos de oito milímetros no crânio, por onde passam os fios, que ligam os eletrodos ao implante atrás da orelha. O processo seria realizado por um robô contratado pela startup do empresário. 

Para isso, o bilionário precisa comprovar a eficácia e segurança do processo ao FDA – agência federal norte-americana responsável pelo controle da saúde. O New York Times noticia que o empresário injetou mais de US$ 100 milhões na empresa sediada em São Francisco. 

Especialistas ouvidos pela CNN reprovam a ambição de Musk. “A ideia de associar dados cerebrais aos planos de grandes empreendimentos soa desconcertante para a sociedade”, opina Daniel Newman, analista na Futurum Research e co-autor do livro ‘Human/Machine’ (‘Homem/Máquina’).

Publicidade

Foto: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Esta empresa espalhou fotos de Greta Thunberg na cozinha para impedir o uso de plástico