Sustentabilidade

Empresário árabe quer mover dois icebergs da Antártida para o Golfo Pérsico

por: Gabriela Glette

Com o objetivo de fornecer água potável para os Emirados Árabes Unidos, um empresário e inventor tem trabalhado em um projeto ambicioso e inusitado, que consiste em rebocar um iceberg gigante da Antártida até o Golfo Pérsico. Embora não convencional, Abdulla Alshehi garante que esta é a melhor alternativa, já que devido ao clima árido, a região não tem muitas opções de fontes de água doce.

transportar iceberg gigante 1

Apesar de ser um iniciativa monumental, ainda é mais barata do que utilizar a água de dessalinização: Porque as usinas de dessalinização exigem uma enorme quantidade de investimentos de capital“, completa Alshehi. A ideia de usar um iceberg como fonte de água doce para o Oriente Médio existe desde meados da década de 1970, mas na época o plano falhou por falta de tecnologia suficiente.

transportar iceberg gigante 2

A estratégia é pegar um iceberg gigante de Heard Island – perto do Pólo Sul, e rebocá-lo por milhares de quilômetros usando um cinturão de metal projetado para evitar que ele se desfaça durante a jornada. A travessia levará 10 meses e os profissionais envolvidos estimam que, de qualquer maneira, cerca de 30% de gelo será perdido no meio do caminho.

transportar iceberg gigante 3

Além de fornecer água potável suficiente para milhões de pessoas por até 5 anos, o iceberg deverá impulsionar a chuva – muito necessária na região, o que beneficiaria a agricultura. Além disso, também poderia estimular o turismo, já que não é todo dia que vemos um iceberg viajante.

 

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Tanzânia inaugura orfanato autossustentável inspirado em árvore