Arte

Encontraram 3 roteiros inéditos do mestre Stanley Kubrick

por: Redação Hypeness

Membros e professores da Universidade de Artes da Grã-Bretanha encontraram, nos Arquivos de Kubrick, três roteiros inéditos de ninguém menos que Stanley Kubrick. Agora peças históricas, os arquivos foram trabalhados pelo cineasta norte-americano entre 1954 e 1956. 

– Espécie de ‘Lolita ao contrário’, roteiro perdido de Stanley Kubrick é descoberto após 60 anos

Incompletos, os três fragmentos abordam aspectos de relacionamentos, como adultério, casamento e ciúme. ‘The Married Man’ (‘O Homem Casado’), ‘Perfect Marriage’ (‘Casamento Perfeito’) e Jealousy’ (‘Ciumento’).  O primeiro, que fala sobre casamento, possui cerca de 35 páginas datilografadas e algumas rubricas de Kubrick. 

Atacando de fotógrafo na NY dos anos 1940

Os assuntos, curiosamente, coincidem com o período em que o diretor se relacionou com a bailarina de origem austríaca Ruth Sobotka. Os dois chegaram a se casar, mas permaneceram juntos por apenas dois anos, entre 1955 e 1957. 

“O casamento é como uma longa refeição cuja sobremesa é servida no começo”, definiu Kubrick em ‘The Married Man’. 

– O lado fotógrafo de Stanley Kubrick que você não conhecia

– Fomos conferir de perto a exposição de Stanley Kubrick, um dos cineastas mais importantes do mundo

Roteiro de ‘Laranja Mecânica’

Outra reflexão, “você pode imaginar o horror de viver com uma mulher que se aferra a você como uma ventosa e cuja vida inteira gira em torno de você, manhã, tarde e noite? É como se afogar em um mar de plumas. E se afundar mais e mais nas suaves e sufocantes profundidades da rotina e da familiaridade. Se somente ela se decidisse a combatê-la. Ficar irritada, ou ciumenta, ainda que somente por uma vez” – escreveu em um dos arquivos encontrados por pesquisadores da universidade britânica. 

Nathan Abrams, professor da Universidade Bangor, ressalta que os roteiros “estão unidos pelas reflexões sobre a natureza do casamento, ciúme, o adultério e a infidelidade”. 

Bastidores de ‘O Iluminado’ com Kubrick e Nicholson

Para Abrams não há dúvidas de que Kubrick “estava trabalhando em mais ideias do que sabíamos”. Citando ‘O Grande Golpe’, de 1956 e ‘Burning Secret’, o pesquisador salienta, “percebemos que ele se interessava em fazer filmes sobre esses assuntos ainda mais do que acreditávamos”

Stanley Kubrick é autor de clássicos absolutos do cinema mundial, como ‘Spartacus’, protagonizado por Kirk Douglas, Dr. Strangelove’, ‘Laranja Mecânica’, o definitivo ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’lançado em 1968 e considerado a melhor ficção científica já filmada – e ‘O Iluminado’, de 1977, estrelado por Jack Nicholson.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Beyoncé mostra detalhes de primeira coleção com Adidas. É bom se preparar!