Debate

Escritor premiado diz que as crianças precisam de arte como precisam de amor e comida

por: Gabriela Glette

Tido como um dos maiores escritores britânicos de todos os tempos, Philip Pullman ficou mundialmente conhecido depois de escrever a aclamada série literária Fronteiras do Universo, composta pelo filme A Bússola de Ouro, entre outros. Ganhador do prêmio literário Astrid Lindgren, concedido pelo governo sueco, ele afirma que as crianças precisam de arte, histórias, poemas e música tanto quanto precisam de amor, comida, ar puro e brincadeiras.

philip pullman 1

Popularmente conhecido como Prêmio Alma, ele é concedido anualmente a um escritor ou ilustrador de literatura infantil, que trabalhe a favor da divulgação da leitura e da defesa dos direitos humanos de jovens e crianças. Criado como uma forma de homenagear Astrid Lindgren, autora sueca de literatura infantil que teve livros traduzidos para mais de 100 idiomas, este prêmio é uma maneira de valorizar a literatura, porém sobretudo a educação.

philip pullman 2

Em uma recente entrevista, Philip Pullman compara necessidades fisiológicas, com a importância da arte na infância: Se você não der comida, amor, ar fresco e diversão para uma criança, o dano rapidamente se torna visível, mas se você não der à criança arte, histórias, poemas e música, o dano não será tão fácil de ver. Está lá, no entanto. Seus corpos são saudáveis o suficiente; eles podem correr e pular e nadar e comer avidamente e fazer muito barulho, como sempre fizeram, mas falta alguma coisa”.

philip pullman 3

Em um momento em que muito se discute sobre o papel da tecnologia em nossas vidas e onde os pais e professores lutam para que um livro ainda seja considerado interessante, o autor utiliza o termo “fome cultural” para tratar deste desafio. E, embora não tão facilmente visíveis, os efeitos da dela costumam ser rápidos e dramáticos. Tão importante quanto comer e respirar é mostrar às nossas crianças a importância da educação, da arte e da cultura.

Publicidade

Foto 1: divulgação

Fotos 2 e 3: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coronavírus: Luisa Mell é surpreendida por marido que volta mais cedo de internação