Inovação

Geração Z usa Instagram para se informar sobre política, aponta estudo

por: Vitor Paiva

O impacto das redes sociais sobre as últimas eleições no mundo todo – especialmente nos pleitos presidências nos EUA e aqui no Brasil – é indiscutível e aparentemente permanente. Segundo uma nova pesquisa, tal desafio é ainda maior do que se pensa: a nova geração, intitulada Geração Z, cada vez mais se informa sobre política não só pelas redes sociais, mas especificamente, em sua maioria, pelo Instagram. A pesquisa foi realizada pelo Business Insider com 1.884 jovens norte-americanos entre 13 e 21 anos.

Em torno de 65% dos entrevistados afirmaram que é através de checagem diárias no Instagram que mais se informam, formam suas opiniões e acompanham noticiais da política. 59% dos entrevistados consideram as redes sociais uma fonte de notícias confiável, de “primeira linha”.

Um dos stories da democrata Alexandria Ocasio-Cortez

62% apontaram também o Youtube como fonte, 51% o snapchat e 34% o Facebook, entre outras. O apontamento do Instagram como meio de obter informações políticas se dá ao mesmo tempo através dos perfis oficiais dos candidatos, como também de comentaristas políticos e até mesmo de memes sobre o tema.

Jair Bolsonaro em seu Instagram

Tal realidade apresenta evidentes benefícios, como o acesso direto e democrático às opiniões, posições e aos próprios políticos, mas também traz imensos problemas: as fake news e a manipulação de informações foram determinantes nas últimas grandes eleições em todo o mundo – e principalmente no Brasil e nos EUA. A ausência de rigores éticos e de pesquisa em tais canais, assim como a ação deliberada para manipular verdades e posições, coloca as redes na política como um verdadeiro paradoxo – e o maior desafio, para a Geração Z e o futuro do planeta, dentro da política.

Publicidade

© fotos: Reprodução / Instagram


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Este tênis vibra o ‘beat’ da música que você está ouvindo