Arte

Grafiteiro cria ilusões de óptica incríveis em prédios e casas

por: Vitor Paiva

Misturando técnicas de pintura, escultura, truques óticos e até mesmo arquitetura, 0 artista italiano Manuel Di Rita, também conhecido como Peeta, vem provocando vertigens e eventualmente impactos literais com seus imensos grafites. Através de uma técnica chamada “anamorfose” – que faz com que objetos planos pareçam tridimensionais aos nossos olhos – o trabalho de Peeta transforma imensos grafites sobre prédios e casas em grandes ilusões de ótica urbanas.

Peeta traz seu passado como escultor para o grafite – como se, através das tintas, ele efetivamente criasse esculturas, ao menos para nossos olhos enganados. O artista lembra que seu propósito não é somente de pintar ou criar designs abstratos, mas levar a arte para onde ela não está. “É importante trazer a arte para lugares onde as pessoas não a veriam, e eu posso criar algo que é específico para aquela área e ambiente.”, afirma Peeta – que já provocou tontura, confusão e náusea somente com sua pintura em transeuntes da Europa, Ásia, Austrália e EUA.

O artista diante de um de seus grafites

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Beyoncé mostra detalhes de primeira coleção com Adidas. É bom se preparar!