Debate

Homem de 21 anos morre após misturar cafeína com whey protein

por: Redação Hypeness

Lachlan Foote, jovem australiano de 21 anos, morreu depois de misturar whey protein com níveis elevados de cafeína em pó. O caso foi divulgado pelo pai do garoto, que fez um alerta. 

“Ele morreu de intoxicação de cafeína. Quando Lachlan voltou para após celebrar o ano novo com amigos, fez o shake de whey protein e, inocentemente, adicionou muito pó de cafeína pura (o equivalente a quase 50 cafés)”, pontuou Nigel Foote. 

Cafeína em pó pode matar

A morte ocorreu no começo do ano, mas o laudo final foi divulgado só agora e os exames não detectaram a presença de substâncias ilícitas na corrente sanguínea do jovem de 21 anos, apenas uma quantidade baixa de álcool. 

– Usuários de maconha tendem a fazer mais exercícios que os demais, aponta estudo

– Teste com 15 marcas de Whey Protein conclui que 14 delas não estão em condições de vender o produto

– Cidadãos processam governo da Austrália por falta de ação contra mudanças climáticas

A cafeína está presente em diferentes produtos, como café, chá e refrigerantes. A substância estimulante gera preocupações pelo hábito entre alguns jovens de tomá-la pura. Nos Estados Unidos, duas pessoas morreram depois de consumir cafeína em pó. 

No Brasil, o produto pode ser comprado pela internet. Acontece que medidas caseiras não são seguras. “Medidas de volume, como colheres de chá, não são precisas o suficiente para calcular quantos miligramas de cafeína tem na dose”, diz o Food and Drug Administration (FDA), agência federal do serviço de saúde dos EUA. 

À revista Veja Daniel Magnoni, nutrólogo do Hospital do Coração, em São Paulo, explica que mais de 20 xícaras de café por dia podem causar alterações estomacais e cardíacas. 

“No caso da cafeína em pó, por exemplo, se a pessoa estiver em jejum antes de ingeri-la, a absorção do composto será muito mais rápida, o que pode aumentar o risco de overdose. De qualquer forma, independente destes fatores, não é recomendada a ingestão de mais de cinco xícaras diárias de café ou o equivalente em outras bebidas cafeinadas”, salienta. 

“É absurdo que algo tão perigoso esteja acessível desta forma. Por favor, avise seus amigos, converse com seus filhos. Cafeína pura parece inofensiva, mas pode te matar”, escreveu Nigel. 

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Nego Ney e outros famosos de até 13 anos terão contas apagadas do Instagram