Ciência

Legalização diminui uso de maconha entre adolescentes dos EUA

por: Vitor Paiva

A atual onda de legalização da maconha em países como EUA e Canadá vem trazendo uma série de benefícios para a população, tanto no campo medicinal quanto social, impactando positivamente na violência e na arrecadação de impostos – e, com isso, no reinvestimento de tais montantes arrecadados em áreas sensíveis como saúde e educação. Um benefício indireto porém fundamental, e previsto por especialistas desde antes da legalização, foi apontando como determinante por estudo recente: a redução, após a liberação do uso da maconha, do consumo da planta entre os mais jovens.

O estudo, realizado pela Universidade Estadual de Montana, nos EUA, contraria uma das maiores preocupações entre os que se colocam contrários à legalização: a ideia de que a liberação faria aumentar o uso da maconha entre os mais jovens. Pois ainda que a legalização evidentemente permita o consumo somente para adultos, a pesquisa aponta justamente o caminho contrário de tal preocupação, em todos os países, a aprovação da lei fez diminuir o uso juvenil. A principal hipótese de tal fenômeno é da diminuição do próprio tráfico de modo geral por conta da legalização.

Acima, loja de maconha nos EUA; abaixo, a própria planta, exposta para venda na loja

A pesquisa trabalhou com dados de 27 estados onde a maconha foi legalizada principalmente para fins médicos, e 7 onde o uso recreativo foi permitido. Enquanto a legalização médica não alterou praticamente em nada o uso entre jovens, com a liberação recreativa o consumo entre os mais novos caiu 8%. O consumo legalizado exige a apresentação de documentos e a comprovação de idade. Atualmente 33 estados dos EUA já liberaram o uso medicinal, e 10 legalizaram o uso recreativo da maconha.

Farmácia de maconha medicinal nos EUA

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Preguiçosos, uni-vos! Cientistas dizem que ócio faz bem à saúde