Diversidade

Mapa interativo permite escutar línguas e sotaques do mundo todo

por: Mari Dutra

O site Localingual permite escutar sotaques do mundo inteiro através de um mapa interativo. Desenvolvida pelo ex-engenheiro de softwares da Microsoft, David Ding, a ferramenta mostra as diferenças de fala e sotaques regionais em diversos países.

Baseado em 18 mil gravações, é possível ouvir, por exemplo, falas de pessoas de São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina ou do Maranhão. Quem tem curiosidade para conhecer mais sobre línguas estrangeiras também pode comparar a pronúncia de nativos de diversas regiões da Espanha com o sotaque dos nossos vizinhos argentinos; ou descobrir as diferenças entre o inglês falado no Reino Unido e aquele comum nos Estados Unidos.

Mapa mostra os diferentes sotaques ao redor do mundo

Os sotaques são enviados voluntariamente por pessoas de diferentes países e regiões do mundo. “Meu sonho para esse site é que ele se torne uma Wikipedia das línguas e dialetos falados ao redor do mundo“, comenta David na página de apresentação da iniciativa.

Para usar o mapa, disponível neste link, basta clicar nos países destacados e selecionar quais sotaques deseja escutar. Alguns dos territórios contam inclusive com um botão que permite escutar o hino nacional.

Mapa dos sotaques brasileiro

Mapa dos sotaques brasileiro

Clicando sobre o mapa de um país pela segunda vez, é possível visualizar as diferentes regiões e escutar cada uma das vozes disponíveis para essa localidade. Um terceiro clique permite ainda aproximar-se de todas as cidades que já tiveram suas vozes gravadas. Nesse caso, basta clicar em “Listen to voices from this region” e se encantar com tanta diversidade.

Mapa dos sotaques de Minas Gerais

Mapa dos sotaques de Minas Gerais

Se sentir que o sotaque da sua área está faltando, não esqueça de clicar no ícone de um microfone e enviar sua voz ao projeto. Bora ajudar?

Publicidade

Foto em destaque: Kate Kalvach

Fotos no corpo do texto: Reprodução


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Conheça a ‘Lesboteca’, a biblioteca livre das lésbicas