Ciência

Menino de 11 anos encontra fóssil de jacaré gigante de 8 milhões de anos

por: Gabriela Glette

Enquanto pescava com o pai, o menino Robson Cavalcante – de 8 anos, encontrou um fóssil de jacaré gigante enterrado às margens do Rio Acre. Especialistas garantem que o fragmento encontrado é a mandíbula do animal, que possui 8 milhões de anos. Um paleontólogo está no local desde o dia 16 para fazer a remoção.

jacaré gigante 1

O carpinteiro José Militão – pai da criança, precisou usar enxada e picareta para fazer a escavação, do que pensou ser um dinossauro. Ao site G1, ele confirma: “Fiz com bastante cuidado para não danificar”. Coincidentemente, ele disse que sempre se interessou por animais pré históricos e costumava escavar locais próximos ao rio na esperança de encontrar fósseis.

jacaré gigante 3

Quando a notícia se espalhou, o arqueólogo Jonas Filho se dirigiu ao local. Ele afirma que o fragmento encontrado é parte do crânio de um Purussauro, réptil pré histórico que viveu há mais de 8 milhões de anos nos rios e pântanos da floresta amazônica e que tinha mais de 12 metros de comprimento: “É uma mandíbula completa, no caso, pode até se considerar um material inédito, porque às vezes você encontra, mas separada”.

jacaré gigante 2

Publicidade

Fotos: arquivo pessoal


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Essa era a cara de algumas frutas e legumes há milhares de anos