Debate

Miriam Leitão é desconvidada de feira de livro em SC. Motivo: a ‘ideologia’ dela

por: Redação Hypeness

Miriam Leitão teve participação cancelada na ‘13ª Feira do Livro’ de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. A ausência da jornalista da TV Globo foi justificada por ‘questões de segurança’. 

A organização do evento revela ter recebido petições, telefonemas e mensagens com ameaças à jornalista. 

– USP oferece curso de história do Brasil de graça e online

– 4 autores negros e 1 indígena lideram Top 5 de livros vendidos na ‘Flip’ 2019

Miriam lamentou, mas sublinhou que “o livro sempre vencerá”

“Como escritor, tenho vergonha de falar para a Miriam Leitão que não posso trazê-la porque não tenho como garantir sua segurança”, lamentou Carlos Schroeder, coordenador artístico do evento, em conversa com o site NSC Total.

Além de Miriam, a presença do sociólogo Sergio Abranches também foi cancelada. 

Assinada por mais de 3 mil pessoas, a petição diz que “por seu viés ideológico e posicionamento, a população jaguarense repudia sua presença, requerendo, assim que a mesma não se faça presente em evento tão importante em nossa cidade”. 

Ao jornal O Globo, a jornalista especializada lamentou a intolerância, “mas o livro sempre vencerá”, completou. 

– Facebook começa a banir contas de pessoas ligadas à extrema-direita

“Nós fomos convidados, Sergio e eu, para falar da nossa formação como escritores, dos nossos livros e dos livros que nos marcaram. A mesa “Biblioteca afetiva” nos entusiasmou: iríamos falar do que amamos tanto. Infelizmente, a intolerância foi mais forte, desta vez. Mas o livro sempre vencerá”, encerrou Miriam que falaria sobre formação de escritores e seus livros. 

Crítica do governo

Miriam Leitão é atacada por grupos de extrema-direita por críticas ao governo Jair Bolsonaro, sobretudo no campo econômico. Em 2017, o então deputado federal chegou a dizer no Twitter que a jornalista iria “lamber minhas botas”. 

“Miriam Leitão, a marxista de ontem, continua a mesma. Se eu chegar lá vai querer lamber minhas botas, como fez com todos que chegaram ao Poder. Seu lugar é no chiqueiro da História”.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mike Tyson diz que gasta mais de R$ 150 mil por mês em maconha