Arte

‘Moonlight’ é eleito melhor filme da década por site dos EUA

25 • 07 • 2019 às 16:42
Atualizada em 26 • 07 • 2019 às 10:42
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Depois de se consagrar como vencedor do Oscar de melhor filme em 2017, “Moonlight” acaba de ser eleito pelo site especializado Indie Wire como Melhor produção cinematográfica da década. A lista foi publicada na última segunda-feira, e destacou o filme dirigido por Berry Jenkins pelo protagonismo de pessoas negras, a sensibilidade do roteiro e o retrato dos conflitos e experiências de um homem negro e gay. O filme superou outras produções de sucesso como “A Rede Social”, “A Árvore da Vida”, “O Lobo de Wall Street”, “Lady Bird” e “Mad Max”.

Detalhe do pôster de “Moonlight”

“O olhar amplo sobre o desejo romântico e as dificuldades emocionais de ser um afro-americano criaram uma experiência única neste drama profundo. Sem falar na chamada ao protagonismo por artistas negros, o que renova a cultura popular de muitas maneiras”, afirmou o texto de apresentação do primeiro lugar na lista.

O diretor Berry Jenkins

Segundo o texto, o filme “reflete a mistura de despespero e desejo no centro de nossos tempos turbulentos, mas paira acima de qualquer momento histórico preciso”.

Cena de “Moonlight”

A presença de filmes com temática LGBTQI+ foi celebrada e impactante – “Moonlight” não foi o único filme a retratar esse universo e se destacar na lista. Além de “The Handmaiden”, “Pariah” e “Carol” – filme que retrata um romance lésbico protagonizado por Cate Blanchet – outro importante destaque foi, em 18o lugar, “Call Me By Your Name”, reconhecido pelo site como “o ‘Brokeback Mountain’ dessa geração”, de maneira ainda mais sensível e doce.

Cena de “Call Me By Your Name”

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness