NASA divulga mapa com 4 mil exoplanetas e mostra que somos minúsculos

Vitor Paiva - 18/07/2019 | Atualizada em - 19/07/2019

Um exoplaneta é um tipo de planeta que orbita outra estrela que não o Sol. Assim, objetivamente são planetas que pertencem a sistemas planetários diferentes do nosso – que estão fora do sistema solar. Em junho de 2019 a NASA confirmou existirem 4090 planetas detectados em 3049 diferentes sistemas. Desses, 663 sistemas possuem mais de um planeta e, como se não bastasse, outros 2724 corpos celestes esperam pela confirmação de que de fato são exoplanetas.

Em 1992, somente 2 exoplanetas

Trata-se, portanto, literalmente de um universo de novos planetas descobertos a cada ano. Curiosamente, a primeira detecção efetivamente confirmada de um planeta fora do Sistema Solar só aconteceu em 1992. É a partir dessa primeira descoberta que a NASA mapeou através de um vídeo todos os exoplanetas descobertos desde então.

O vídeo aponta os exoplanetas descobertos a cada ano, destacando cada um através de som e luz. O estudo desses planetas de outros sistemas é fundamental para a compreensão e o aprofundamento das possibilidades de vida em outros pontos do universo, e também nos ajuda a compreender a formação do nosso próprio sistema e, assim, do nosso planeta.

Em 2019, já 4003 exoplanetas descobertos