Sustentabilidade

ONU confirma: O seu hambúrguer está destruindo o planeta

02 • 07 • 2019 às 10:12 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Não é preciso ser um especialista para compreender que, se a agropecuária é um dos principais consumidores e desperdiçadores de água do mundo e também responsável por uma parte imensa da emissão de gases e pelo desmatamento, logicamente que o consumo excessivo de carne significa uma ameaça direta ao planeta. Mas para quem precisa de uma confirmação oficial, não poderia haver fonte mais sólida: uma matéria publicada pelas Nações Unidas no site da Organização confirma que reduzir o consumo de carnes é determinante para impedir a destruição do meio-ambiente.

“Reduzir o consumo de carnes é uma parte essencial para prevenir a degradação de nosso meio ambiente” diz trecho da matéria, que não se furtou em apontar um ponto efetivo e prático que pode trazer essa diferença, e que já vem sendo confirmado como uma grande tendência em restaurantes e redes de fast-food: a troca do hambúrguer de carne pelo hambúrguer vegetal. “Incluir hambúrgueres sem carne beneficia empreendimentos, consumidores e o nosso planeta”, afirmou a matéria.

Dois exemplos de hambúrgueres feitos de ingredientes vegetais

A matéria da ONU lançou um vídeo, que lembra que no ano passado a Impossible Foods e a Beyond Meat, duas empresas que produzem carne de origem vegetal, foram eleitas ‘campeãs do planeta’ pela ONU Meio Ambiente, e que o investimento em carne sem ingredientes de origem animal já é uma imensa realidade no mundo todo. A matéria foi realizada pelo braço brasileiro das Nações Unidas.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness