Arte

Os rascunhos do criador de ‘O Senhor dos Anéis’ que deram vida à Terra Média

por: Gabriela Glette

Se você é fã de filmes de fantasia, certamente “O Senhor dos Anéis” figura na sua lista de produções preferidas. Originalmente um livro de 1500 páginas, que posteriormente foi transformado em trilogia, esta incrível história foi escrita por J.R.R. Tolkien, de 1937 a 1949. Com muitas partes escritas durante a Segunda Guerra Mundial, a obra é uma das principais obras da literatura de fantasia, mas o que mais impressiona é que, o autor não apenas foi responsável por criar este belíssimo enredo, como ilustrou a trama.

ilustrações senhor dos anéis 1

Como um meio de lhe ajudar a construir a complexa história, Tolkien desenhou uma série de esboços e mapas. Visualizar as cenas que ele escrevia era uma maneira de dar mais vida à narrativa, mas também de não se perder no meio do caminho. E, no final das contas, percebemos que a história e as ilustrações estão o tempo todo interligadas.

ilustrações senhor dos anéis 3

Para comemorar os 60 anos do lançamento desta obra prima da literatura, Tolkien Wayne Hammond e Christina Scull acabam de lançar o livro “A Arte do Senhor dos Anéis”, que contém mais de 180 esboços, diagramas, mapas, inscrições e testes de seus alfabetos inventados. Mais da metade deste material é inédito e será disponibilizado ao público pela primeira vez.

ilustrações senhor dos anéis 4

O brilhante escritor vivia tão imerso em seu processo de criação, que foi capaz de criar todo um universo, com sua própria linguagem e repleto de segredos. Por mais que a trilogia cinematográfica – dirigida por Peter Jackson, tenha marcado o cinema mundial, a conclusão que chegamos é de que um filme nunca dará conta de representar tudo que cabe dentro de um livro.

ilustrações senhor dos anéis 5

ilustrações senhor dos anéis 6

Publicidade

Fotos: Uptade or Die


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Beyoncé mostra detalhes de primeira coleção com Adidas. É bom se preparar!