Sustentabilidade

É do Brasil! Paraty e Ilha Grande recebem título de Patrimônio Mundial da Unesco

por: Redação Hypeness

Paraty e Ilha Grande, ambas no Rio de Janeiro, receberam o título de Patrimônio Mundial da Unesco. É a primeira vez que um sítio misto brasileiro – que abrange patrimônio ambiental e cultural – recebe tal reconhecimento. 

– Para conter aquecimento, precisamos parar de desmatar e plantar 1,2 trilhão de novas árvores

A medida é bom para a preservação do meio ambiente e cultura dos locais

A novidade foi oficializada nesta sexta-feira durante reunião do Comitê do Patrimônio Mundial em Baku, no Azerbaijão. O dossiê chegou a ser apresentado em 2009, mas recusado. 

Paraty é conhecida nacionalmente pelo colorido das casinhas que formam o centro histórico. Além disso, a cidade é sede da Feira Literária de Paraty (Flip). Já a Baía de Ilha Grande, em Angra dos Reis, conta com mais de 187 ilhas em um território preservado. 

Ilha Grande tem mais de 187 ilhas em território preservado

A Unesco acredita que os Sítios do Patrimônio Mundial Natural, além de proteger áreas consideradas excepcionais, incentiva o respeito à diversidade cultural e de populações tradicionais. 

A candidatura contou com participação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em conjunto com o Ministério da Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural — Inepac. E das prefeituras de Angra dos Reis e de Paraty.

– O que está em jogo no caso do fiscal do Ibama exonerado após multar Bolsonaro

– Réu por fraude ambiental, ministro do Meio Ambiente é a favor da caça

Cancún brasileira 

Ambientalistas ouvidos pelo jornal O Globo acreditam que o título diminui o ímpeto de Jair Bolsonaro (PSL) de transformar a Estação de Tamoios, vizinha da  Ilha Grande no que ele chamou de ‘Cancún brasileira’. 

“Isso reforça a luta para não tentarem transformarem em Cancún a Baía da Ilha Grande. Fortalece ainda mais o mosaico das unidades de conservação e abre um excelente caminho para fortalecer os órgãos públicos ambientais e a participação da sociedade. Precisamos de projetos para a recuperação das áreas degradadas, conter as invasões e promover um programa exequível de saneamento ambiental nos municípios da Baía da Ilha Grande”, pontuou ao jornal carioca o ambientalista Ivan Marcelo Neves, membro do instituto sócio ambiental da Baía de Ilha Grande. 

A Estação de Tamoios está entre os municípios de Angra dos Reis e Paraty e ocupa cerca de 5% da Baía de Ilha Grande. Lá estão 29 ilhas e animais ameaçados de extinção, como a tartaruga-verde. 

“Nós podemos ser protagonistas de fazer com que a Baía de Angra seja uma nova Cancún. Temos um potencial enorme ali. Do que nós dependemos para começar a tirar esse sonho do papel? De uma caneta Bic, revogando um decreto, o decreto que demarcou a estação ecológica de Tamoios. Passamos pelo meu prezado Dias Toffoli ali, decidir essa questão. Se eu posso revogar uma lei, por que não posso revogar um decreto? Bem, a sorte está lançada”, sugeriu Bolsonaro em maio. 

Publicidade

Fotos: foto 1: Tânia Rêgo/Agência Brasil/foto 2: EBC/foto 3: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Aspirador gigante é criado por estudantes para retirar plástico das praias