Inspiração

Perfil no Instagram avalia águas ‘da casa’ oferecidas de graça em restaurantes no Rio

02 • 07 • 2019 às 20:26
Atualizada em 03 • 07 • 2019 às 10:31
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Se a gentileza sugere que copo d’água é algo que não se nega, no Rio de Janeiro a oferta de água em restaurantes e bares é lei. Trata-se da famosa “água da casa”, um simpático procedimento sendo seguido pelos estabelecimentos a pedido dos clientes. Ainda que a lei seja para todos, nem toda água, porém, é igual – e uma conta no Instagram foi criada para justamente avaliar as águas “da casa” dos restaurantes cariocas.

O perfil @aguadacasa já passou de 2 mil seguidores, e avalia em estrelas, de uma a cinco, as águas em três categorias: apresentação, temperatura e sabor. Como toda boa crítica gastronômica, a conta não se restringe às estrelas na avaliação, acompanhando também com uma foto e um texto cada postagem. “Geralmente a água é sem sabor, mas dessa vez ela veio com gostinho de ódio”, diz uma das “críticas” – por conta de um gosto “terrível, ferroso e denso”, e do péssimo tratamento oferecido pelo garçom.

Alguns locais cumprem a medida de forma protocolar, mas outros ostentam – com jarras adornadas e águas aromatizadas, e tudo isso conta na hora da avaliação da água. A conta no instagram começou como uma brincadeira da estilista Carolina Soares e da publicitária Gabriella Nadai, depois de perceberem que a lei não era cumprida eventualmente. Hoje, porém, mais de 100 estabelecimentos já foram avaliados.

Publicidade

© fotos: Instagram/divulgação


Canais Especiais Hypeness