Inspiração

Perfil no Instagram avalia águas ‘da casa’ oferecidas de graça em restaurantes no Rio

por: Vitor Paiva

Se a gentileza sugere que copo d’água é algo que não se nega, no Rio de Janeiro a oferta de água em restaurantes e bares é lei. Trata-se da famosa “água da casa”, um simpático procedimento sendo seguido pelos estabelecimentos a pedido dos clientes. Ainda que a lei seja para todos, nem toda água, porém, é igual – e uma conta no Instagram foi criada para justamente avaliar as águas “da casa” dos restaurantes cariocas.

View this post on Instagram

Volta Redonda é uma cidade no interior do Rio de Janeiro, estrategicamente construída por Getúlio Vargas entre as grandes capitais Rio e São Paulo, mas também próxima a cidades de Minas. Eis aqui a foto da água da casa do Hotel e Restaurante Bela Vista, lugar que já hospedou grandes astros do teatro e da música. Chiquérrimo. Todas as noivas de VR se arrumam aqui e os books de 15 anos são feitos no jardim do hotel. Enquanto você julga os looks de comemoração alheia (fashion police tem na roça também), tu pode fazer sabe o que? Se hidratar. A água da casa daqui é cheia dos aromas. Tem até maçã verde no meio. A água fica rosada. Não somos muito fãs de água saborizadas, mas as pessoas finas provavelmente devem curtir. Obs: Voltaço melhor time do Rio na série D não tem pra ninguém. Apresentação: ⭐⭐⭐⭐ Temperatura: ⭐⭐⭐ #voltaredonda #vr #água #aguers #rj

A post shared by água da casa (@aguadacasa) on

O perfil @aguadacasa já passou de 2 mil seguidores, e avalia em estrelas, de uma a cinco, as águas em três categorias: apresentação, temperatura e sabor. Como toda boa crítica gastronômica, a conta não se restringe às estrelas na avaliação, acompanhando também com uma foto e um texto cada postagem. “Geralmente a água é sem sabor, mas dessa vez ela veio com gostinho de ódio”, diz uma das “críticas” – por conta de um gosto “terrível, ferroso e denso”, e do péssimo tratamento oferecido pelo garçom.

Alguns locais cumprem a medida de forma protocolar, mas outros ostentam – com jarras adornadas e águas aromatizadas, e tudo isso conta na hora da avaliação da água. A conta no instagram começou como uma brincadeira da estilista Carolina Soares e da publicitária Gabriella Nadai, depois de perceberem que a lei não era cumprida eventualmente. Hoje, porém, mais de 100 estabelecimentos já foram avaliados.

View this post on Instagram

Pela primeira vez, degustamos a tal ~~água saborizada~~. O @restaurantepistache conta com uma imensa jarra de água gratuita pra todos que estiverem no local. Achamos muito bonito, colorido. Tinha de tudo ali: laranja, limão, hortelã, morango, gelo… O gosto é meio "exótico" (parece aquela jarra que tinha limonada e você coloca suco de laranja depois mas ficou com preguiça de lavar, e depois o suco acabou e você enche de água e fica aquele gosto de água mas com toques dos sucos antigos). A ideia é bem interessante. Infelizmente a execução deixou a desejar devido a um maldito limão que, como vocês podem ver na foto, impediu a passagem de água. Então desistimos de beber, tava muito difícil. Mas curtimos, ficou bem diferenciado. Apresentação: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ Temperatura: ⭐️⭐️⭐️⭐️ Facilidade de manuseio: ⭐️

A post shared by água da casa (@aguadacasa) on

Publicidade

© fotos: Instagram/divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Conheça o primeiro advogado indígena do Tocantins aprovado na OAB