Tecnologia

Projeto de lei baseado em fake news quer proibir testes com internet 5G

por: Redação Hypeness

Em Santa Catarina, os deputados estaduais Marcius Machado e Nilson Berlanda, apresentaram projeto de lei para proibir os testes e a implementação do 5G no estado. 

O PL prevê ainda multa de até R$ 200 mil para os que instalarem as redes móveis. Os parlamentares se baseiam em um vídeo tido como fake news, postado em 2018 por John Khules, mostrando um caso ocorrido em uma cidade Holandesa onde inúmeros pássaros teriam morrido por causa de um teste de 5G. 

– Agora historiador formado, gari apresenta TCC fardado: ‘Para dar visibilidade’

– No aniversário de 30 anos de sua criação, inventor da internet alerta para desinformação

Um dos parlamentares pediu a retirada da assinatura no projeto

Contudo, o site Snopes, especializado em verificação de fatos, assegurou se tratar de notícia falsa. A morte de pássaros aconteceu, mas em 19 de outubro de 2018. O teste de 5G feito pela gigante chinesa Huawei ocorreu em 28 de junho. 

Os deputados, no entanto, defendem a tese de que o 5G colocaria em risco a vida das abelhas. Machado ainda contestou a informação de fake news, “há diversos estudos, inclusive com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que comprovam que o 5G pode fazer mal à saúde humana”, disse à NSC Total. 

Assinatura cancelada

Em requerimento enviado ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Nilson Berlanda (PL) pediu a retirada de sua assinatura do PL. 

– Internet móvel é até 2 vezes mais rápida em alguns horários; aprenda a usar a seu favor

O deputado estadual quer que “sejam tomadas as providências a fim que seja retirado sua assinatura de apoio ao PL 0241.5/2019”. 

A assessoria do parlamentar Nilson Berlanda confirmou o pedido ao Tecnoblog. 

“Em razão da grande repercussão em relação ao Projeto de Lei de Nº 241.5/2019, que proíbe os testes e a instalação da tecnologia 5G (Quinta Geração de internet móvel), em Santa Catarina, esclarecemos que o Projeto não é de autoria do nosso mandato, e sim, de um colega parlamentar, o deputado Marcius Machado”, encerrou. 

Publicidade

Foto: EBC


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudantes brasileiros criam rede social para aprender biologia