Inspiração

Quem é a brasileira de 16 anos que foi para a academia de voo da NASA

por: Redação Hypeness

Lara Campos tem apenas 16 anos e acaba de conquistar uma bolsa de estudos na Academia Nacional de Voo Americana. Durante as atividades, a jovem irá passar seis dias a bordo do maior simulador de porta-aviões do mundo. Adivinha onde? Na sede da Nasa, nos Estados Unidos.

Estudante do Colégio Pedro II, uma instituição federal do Rio de Janeiro, Lara contou sua história ao site Glamour. Tudo começou quando, em 2018, a adolescente participou do programa Miniempresa, uma iniciativa que a ONG Junior Achievement realiza na escola.

Durente projeto, os estudantes devem criar uma empresa e montar o protótipo de um produto. O grupo de Lara inventou uma canga que se transforma em mochila, apelidada de Kicanga. A verba da produção foi arrecadada com amigos e familiares e a costura foi o único processo terceirizado. Ao final do programa, o produto levou o primeiro lugar.

Algum tempo depois, a jovem se inscreveu em outro projeto da ONG. Dessa vez, em parceria com a Brazil Conference at Harvard & MIT e com um objetivo mais complexo: encontrar uma solução inovadora para democratizar o acesso à cultura em favelas. Novamente, a iniciativa apresentada por Lara, uma plataforma colaborativa que unia músicos e locais disponíveis para eventos, ficou em primeiro lugar.

Mais desafios vieram e todos foram superados com sucesso. Durante o TACK Rio, o grupo da garota concorreu com outras 10 escolas cariocas e levou a segunda posição. Depois de tudo isso, a jovem decidiu se unir ao NEXA (Núcleo de Ex-Achievers), formado por ex-participantes dos projetos da ONG, que buscam manter o contato com o empreendedorismo.

Como uma coisa leva à outra, ela acabou trabalhando como staff em um evento da NASA promovido pela ONG, em março deste ano. Foi aí que surgiu a oportunidade de se inscrever para o programa da Academia Nacional de Voo Americana. Apenas um mês depois viria a resposta: Lara tinha sido aceita!

No total, nove estudantes brasileiros foram agraciados com as bolsas, que cobrem alimentação e hospedagem durante o curso. Entretanto, as passagens devem ser pagas pelos próprios alunos.

Além de Lara, outras duas meninas cariocas estão entre os selecionados: Alice Calmon, 16 anos, estudante do C.E. Pedro Álvares Cabral; e Clara Quintanilha, 16 anos, também do Colégio Pedro II. O trio criou uma vaquinha online visando custear suas passagens de ida e volta à cidade de Pensacola, na Florida, onde o evento será realizado. O objetivo é alcançar R$ 25 mil, porém apenas 33% deste valor foi arrecadado até o momento.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Arquivo Pessoal


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mari Palma conta que pai deficiente visual fica à frente da TV para ouví-la