Arte

Rainha do Brasil: Correios lançam selo Elza Soares

Redação Hypeness - 25/07/2019 às 10:22 | Atualizada em 26/07/2019 às 13:19

Das maiores artistas da história da música brasileira, Elza Soares vai virar selo dos Correios. A homenagem faz parte da primeira emissão da série ‘Mulheres Brasileiras que Fizeram História’. 

– Larissa Luz celebra rebeldia e talento de Elza Soares em musical: “Me faz sentir útil dentro da luta feminista e antirracista”

Elza é rainha!

Mulher e negra, Elza nasceu na antiga favela de Moça Bonita, em Padre Miguel, no Rio de Janeiro. Vinda do planeta fome, como disse em participação no antigo programa de Ary Barroso, a cantora se destacou pela luta contra o racismo e a defesa da emancipação feminina. Até hoje é assim. 

A voz rouca e rasgada mudou o patamar de sua carreira. Em participação recente no programa ‘Conversa com Bial’, Elza Soares conta que o estilo se deu por meio do scat – técnica vocal criada por Louis Armstrong. 

– Elza Soares vai receber título de doutora honoris causa na UFRGS

“Eu botava uma lata de água na cabeça e gemia. Eu pensei, esse barulho vai dar um som maravilhoso”, recorda.  

Falando nisso, Elza teve a oportunidade de se encontrar com Armstrong da década de 1960. A cantora chegou a substituir Ella Fitzgerald em show na Itália. 

São 54 mil cópias homenageando o legado de Elza

Mulher do fim do mundo

Assim com acontece com mulheres e homens negros brasileiros, com Elza não foi diferente. Durante boa parte da carreira, a artista precisou se reafirmar como mais que uma cantora de samba. Os velhos estereótipos. 

– A poderosa resposta de Elza Soares à festa da diretora da Vogue

A redenção, para quem não estava prestando atenção, veio em pleno século 21, quando Elza Soares de juntou com uma turma jovem de músicos paulistas, entre eles Kiko Dinucci, para o lançamento de ‘A Mulher do Fim do Mundo’. Uma espécie de manifesto feminista negro das artes. 

“Eu quero cantar até o fim

Me deixem cantar até o fim

Até o fim, eu vou cantar

Eu vou cantar até o fim

Eu sou mulher do fim do mundo

Eu vou, eu vou, eu vou cantar

Me deixem cantar até o fim”

Na sequência, ‘Deus é Mulher’, brindando o público com pérolas como ‘Exu nas Escolas’

Aliás, tem disco novo chegando aí. A própria Elza Soares revelou o nome do álbum, ‘Planeta Fome’. 

Sobre os selos, os Correios preparam tiragem de 54 mil. A emissão custa R$ 1,95. A série ‘Mulheres Brasileiras que Fizeram História’ conta ainda com Carolina Maria de Jesus, Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, Hebe Camargo, Maria da Penha e Hortência Marcari. 

Publicidade

Fotos: foto 1: Pedro Loureiro/Reprodução Instagram Oficial/foto 2: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness