Diversidade

Rainha Leoa: Rei Leão tem erro sexista ao reproduzir vida na savana

24 • 07 • 2019 às 10:46
Atualizada em 25 • 07 • 2019 às 19:12
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

‘O Rei Leão’ estreou versão realista nos cinemas e deve faturar alto. No entanto, uma reportagem do The New York Times oferece ponto de vista interessante sobre a dinâmica nas savanas africanas e o roteiro apresentado pela Disney. 

Para especialistas, ‘O Rei Leão’ deveria se chamar ‘Rainha Leoa’. Quem já parou para assistir algum dos diversos documentários sobre a vida animal sabe que o leão não faz absolutamente nada além de comer e dormir.

A realidade mostra, leoas comandam os grupos nas savanas de África

– ‘Can You Feel The Love Tonight’: Trilha de ‘Rei Leão’ ganha versão com Beyoncé

Ao contrário da liderança de Scar diante das hienas ou do reinado ativo de Mufasa e Simba, as leoas são responsáveis por caçar e, digamos, colocar comida na mesa. 

“Uma alcateia de leões é sempre liderada por uma matriarca”, explica Craig Saffoe – curador de grandes felinos do Zoológico Nacional de Smithsonian, em Washington. 

Ou seja, espectadores do National Geographic estão cientes de que uma descrição fiel do que acontece na realidade teria Sarabi ou Nala como líderes. Não simba. Em outras palavras, Saffoe explica que os machos só tem tamanho. A tomada de decisões é dever das fêmeas, que precisam ainda proteger seu território. 

– Sim, Xvideos precisou tirar do ar cópia pirata de ‘O Rei Leão’

Disney acerta ao mostrar relação afetuosa

Os grupos são formados por três a seis fêmeas. As mais novas ficam ao lado das mais velhas até sua morte, ressaltando o aspecto matriarcal destes felinos. Além disso, Craig Saffoe ressaltou que a rivalidade entre Scar e Mufasa é coisa de cinema. 

“É improvável que eles se tornassem tão agressivos assim. Mufasa poderia ser mais dominante, mas as fêmeas seriam mais dominantes que os dois”, pontua. 

O afeto, no entanto, é acerto dos roteiristas da Disney. “Leões não podem dizer com certeza quais são seus filhos biológicos, por isso eles tentam ser carinhosos com todos”, conta ao New York Times Craig Packer, diretor do Centro de Pesquisa de Leões da Universidade de Minnesota. 

Ameaça 

Imprecisões de lado, ambientalistas manifestam preocupação com a ameaça de extinção. Existem pouco mais de 20 mil leões em todo o continente africano. O risco é real e os felinos estão extintos em pelo menos 29 países de África. 

– Leão é salvo por irmão de ataque de 20 hienas numa treta digna de O Rei Leão

“A quantidade de leões caiu 50% desde o lançamento do primeiro ‘O Rei Leão’”, que estreou nos cinemas em 1994, ressalta Dr. Paul Funston, diretor do Panthera, programa de conservação de felinos. 

Publicidade

Fotos: foto 1: Divulgação/foto 2: Smithsonian’s National Zoo and Conservation Biology Institute


Canais Especiais Hypeness