Ciência

Sarcófogo de ouro de Tutancâmon vai ser restaurado

por: Gabriela Glette

Próximo às pirâmides de Gizé, o novíssimo Grande Museu Egípcio será inaugurado em 2020 e já conta com a atração principal. O sarcófago banhado a ouro de Tutancâmon – conhecido como o faraó menino, é uma das peças centrais do museu e por isso será restaurado pela primeira vez. A tumba foi descoberta em 1922, pelo arqueólogo britânico Haward Carter, completamente intacta e contendo mais de 5 mil artefatos.

sarcófago tutancâmon 1

Segundo o Ministério de Antiguidades do Egito, o sarcófago foi transportado do sul do Egito para o museu na semana passada, para que fosse restaurado pela primeira vez em quase cem anos de sua descoberta. A notícia triste é que durante este tempo, a peça acabou sofrendo vários danos, incluindo rachaduras nas camadas de ouro e gesso. O trabalho de restauro irá durar cerca de 8 meses – até a inauguração prevista do museu, que começou a ser construído há cerca de 15 anos.

sarcófago tutancâmon 2

Tutancâmon foi um faraó da décima oitava dinastia (1332–1323 a.C. ), durante o período da história egípcia conhecido como Império Novo. Subindo ao trono aos 9 anos, a descoberta do sarcófago do faraó menino recebeu cobertura da imprensa mundial, despertando um interesse público pelo antigo Egito. A previsão de inauguração do Novo Museu é no final de 2020 e as obras estão sendo parcialmente financiadas pelo Japão.

sarcófago tutancâmon 3

Publicidade

Foto 1: Reuters

Fotos 2 e 3: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fóssil de ancestral de tiranossauro é encontrado em cidade do interior do Rio Grande do Sul