Ciência

Segundo estudo, na pré-história, os crocodilos vegetarianos eram maioria

Gabriela Glette - 04/07/2019 | Atualizada em - 05/07/2019

Diferente do que pensávamos, na pré-história os crocodilos tinham uma dieta muito mais rica do que os livros de biologia dizem. Pesquisadores descobriram que eles eram, em sua maioria, onívoros ou herbívoros, o oposto de hoje que são sobretudo carnívoros. Esta descoberta pode nos elucidar diversas dúvidas a respeito dos hábitos alimentares da época dos dinossauros.

dinossauros vegetarianos 3

Usando técnicas para avaliar a função dos dentes nos mamíferos, os cientistas analisaram 146 dentes fósseis pertencentes a 16 espécies de crocodilos extintos. Um dos pesquisadores envolvidos – Keegan Melstrom, explicou: “Os carnívoros possuem dentes simples, enquanto os herbívoros têm dentes muito mais complexos”.

dinossauros vegetarianos 2

O raciocínio é simples, já que dentes e dieta estão diretamente interligados: “Apesar de formas dentárias muito diferentes, esta relação também é aplicável a répteis extintos”. A pesquisa ainda mostrou que, naquela época existiam de três a seis vezes mais crocodilos que alimentavam apenas de vegetais (se comparados ao número de carnívoros).

dinossauros vegetarianos 1

Pode não parecer nada, mas a descoberta começa a desconstruir a cadeia alimentar: “Existiam crocodilos que poderiam derrubar um tiranossauro sem nenhum problema”, completa o biólogo Paul Willis.

dinossauros vegetarianos 4

Publicidade

Foto 1: Mark Johnston/NHMU

Fotos 2 e 3: Keegan Melstrom

Foto 4: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Betelgeuse tem enigma solucionado: estrela não estava morrendo, estava ‘parindo’