Tecnologia

Startup cria app que encontra cães perdidos por reconhecimento de focinho

23 • 07 • 2019 às 05:47
Atualizada em 25 • 07 • 2019 às 18:55
Mari Dutra
Mari Dutra Criadora do Quase Nômade, contadora de histórias, minimalista e confusa por natureza, com os dois pés (e um pet) no mundo. Chega mais perto no Instagram.

A startup chinesa Megvii desenvolveu um aplicativo que pode ajudar a encontrar cães perdidos. A tecnologia funciona através do reconhecimento do focinho dos bichanos.

Pouca gente sabe, mas o focinho é como se fosse a digital de um cachorro. Isso significa que cada animal da espécie possui um padrão único e, dessa forma, podem ser facilmente identificados.

Smartphone registrando uma foto do focinho de um cachorro

Tutores precisam fotografar o focinho dos animais

Com base nessa informação, a Megvii utilizou inteligência artificial para criar uma base de dados capaz de oferecer 95% de precisão na busca pelos mascotes. A startup reivindica que o método é mais econômico e menos invasivo do que a colocação de um microchip sob a pele do animal.

Telas do aplicativo

Após subir as imagens do cachorro, basta selecionar a área do focinho

Como funciona o aplicativo?

Para usufruir da tecnologia, os tutores de cachorros deverão tirar fotos ou gravar vídeos que mostrem o focinho do pet. O aplicativo é capaz de detectar os principais pontos do padrão encontrado na área e cria uma espécie de mapa de cada focinho. Após essa etapa, os dados são enviados a um arquivo online, onde cada cão recebe um número de identificação próprio.

No momento, a tecnologia é focada nos usuários finais: humanos que querem poder rastrear seus animais caso sejam perdidos. Entretanto, a startup garante que os benefícios podem ser ainda maiores caso seu uso seja adotado pelo poder público, que poderia usar a plataforma para identificar tutotes que descumprem com a legislação local, por exemplo.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Canais Especiais Hypeness