Ciência

Stonehenge tinha acústica tão boa quanto a de um cinema, apontam cientistas

16 • 07 • 2019 às 10:59
Atualizada em 18 • 07 • 2019 às 15:17
Gabriela Glette
Gabriela Glette Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Construído no período neolítico – há mais de 4 mil anos, o Stonehenge é um dos monumentos mais misteriosos do mundo e impressiona pela complexidade. Formado por círculos de pedras que chegam a 5 metros de altura e 50 toneladas, estima-se que foram necessárias mais de 30 milhões de horas de trabalho para que ele pudesse ser construído. Ainda mais surpreendente é quen cientistas da Universidade de Salford – Reino Unido, descobriram que sua acústica dele era tão boa quanto a de um cinema.

stonehenge cinema 1

Para chegar a este resultado, a equipe montou um modelo 3D um pouco menor do que o monumento, recriando as 157 pedras que compuseram a construção original. Utilizando imagens escaneadas do local e dados arqueológicos, a maquete foi colocada dentro de uma câmara acústica, onde foram tocadas certas gravações de áudio.

stonehenge cinema 2

Devido à escala reduzida do molde, as frequências tiveram de ser aumentadas 12 vezes, mas o estudo pode nos ajudar a compreender o motivo da construção deste patrimônio da humanidade. Enquanto alguns consideram que ele tivesse sido um templo para os druidas e outros um atlas astrológico para o cálculo da movimentação de estrelas, quem sabe ele não fosse apenas um anfiteatro?

stonehenge cinema 3

Publicidade

Fotos: Unsplash


Canais Especiais Hypeness