Ciência

Stonehenge tinha acústica tão boa quanto a de um cinema, apontam cientistas

Gabriela Glette - 16/07/2019 | Atualizada em - 18/07/2019

Construído no período neolítico – há mais de 4 mil anos, o Stonehenge é um dos monumentos mais misteriosos do mundo e impressiona pela complexidade. Formado por círculos de pedras que chegam a 5 metros de altura e 50 toneladas, estima-se que foram necessárias mais de 30 milhões de horas de trabalho para que ele pudesse ser construído. Ainda mais surpreendente é quen cientistas da Universidade de Salford – Reino Unido, descobriram que sua acústica dele era tão boa quanto a de um cinema.

stonehenge cinema 1

Para chegar a este resultado, a equipe montou um modelo 3D um pouco menor do que o monumento, recriando as 157 pedras que compuseram a construção original. Utilizando imagens escaneadas do local e dados arqueológicos, a maquete foi colocada dentro de uma câmara acústica, onde foram tocadas certas gravações de áudio.

stonehenge cinema 2

Devido à escala reduzida do molde, as frequências tiveram de ser aumentadas 12 vezes, mas o estudo pode nos ajudar a compreender o motivo da construção deste patrimônio da humanidade. Enquanto alguns consideram que ele tivesse sido um templo para os druidas e outros um atlas astrológico para o cálculo da movimentação de estrelas, quem sabe ele não fosse apenas um anfiteatro?

stonehenge cinema 3

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Covid: quem não come carne possui 73% menos chances de ter quadro grave da doença