Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Possivelmente o maior gênio da história da humanidade, Leonardo Da Vinci já teve sua personalidade dissecada, estudada, explicada e ilustrada tanto quanto é possível, especialmente para alguém que viveu entre os anos de 1452 e 1519.
Em sua última e principal biografia, escrita pelo jornalista e biógrafo norte-americano Walter Isaacson, o pintor, escultor e inventor italiano foi apresentado, em resumo feito pelo próprio autor, como filho ilegítimo, gay, vegetariano, canhoto, muito disperso, ateu e herético. Um estudo por seus próprios escritos, porém, nos permite aprofundar um ponto importante de sua personalidade: seu amor pelos animais.
Detalhe de quadro de da Vinci
Os animais, segundo Da Vinci, são “a imagem do mundo” e, quando comparava outros animais com seres humanos, ele parecia ter uma clara preferência. “Os seres humanos tem muito poder de discurso, o que para a maioria dos casos é vão e falso; animais possuem pouco, mas o usam de forma útil e verdadeira, e uma pequena verdade é melhor do que uma grande mentira”, escreveu em seus livros de anotações. Da Vinci frequentemente comentava como os sentidos animais eram mais poderosos, rápidos, fortes e eficazes, com capacidades extraordinárias como o poder de voar.
Rascunhos de animais desenhados pelo artista
Conhecido por comprar animais enjaulados e liberta-los, um trecho das anotações de Da Vinci sugere a possibilidade, confirmada por seu biógrafo, de que ele seria vegetariano: na passagem, o artista lamenta como nossos estômagos se tornaram “um sepulcro para todos os animais”, e como “nossa vida depende da morte de outras”. Não se tem absoluta confirmação de que ele não comia animais, mas é incontestável o amor de Leonardo pelos bichos – que viviam ao seu redor desde sua infância até o fim da vida, sendo objeto de seus estudos, desenhos e de sua inspiração.
Publicidade
Em um momento de precarização e abandono da cultura e dos equipamentos culturais, a inauguração de um cinema de rua...
A chatice do Seu Vágner só não era maior que a paciência de sua esposa. Casado já pra lá das bodas de ouro,...
É preciso apenas bater os olhos em uma das artes d’OSGemeos nos muros do Brasil ou do mundo, para identificar o...
Se as paredes de nossas casas resguardam nossas mais profundas intimidades, o artista francês Thierry Mandon decidiu...
Para um guitarrista que reinventou a maneira de se tocar e fazer soar o instrumento, nada mais justo do que ganhar sua...
A contínua montagem na pré-abertura de uma grande exposição num prédio de 1904 não tira o brilho do evento. A...
Você já parou para pensar em como seria a música caso pudéssemos tocá-la? Pois o artista italiano Federico Picci...
Toda língua tem suas palavras "intraduzíveis". Isto é, embora seja possível entender seus significados...
A atriz Eva Wilma, de 87 anos, uma das maiores divas da dramaturgia e da televisão brasileira, foi internada nesse...