Inspiração

União Europeia reflorestou um Portugal inteiro em 15 anos

Vitor Paiva - 26/07/2019 | Atualizada em - 30/07/2019

Uma parte do Brasil adora importar as piores ideias europeias, mas parece se recusar a reproduzir praticas que realmente apontam para o progresso e a melhoria. Pois se é para copiar algo da Europa nesse momento, que miremos no exemplo da França: enquanto o mundo se vê diante do apocalíptico drama das queimadas e derrubas de florestas – com o Brasil liderando esse sombrio quadro – os franceses podem comemorar o fato da área total coberta pelo verde no país estar crescendo. Desde 1990 o território florestal na França cresceu em 7%.

Floresta de reflorestamento na França

Atualmente 31% do território francês é coberto por florestas, colocando o país na quarta posição do continente – atrás somente da Suécia, Finlândia e Espanha. Esse processo se deu a partir da redução da produção agropecuária, assim como políticas mais eficazes de proteções ambientais e do reflorestamento – e essa não é uma tendência exclusivamente francesa: por toda a Europa, entre 1990 e 2015, o crescimento florestal se deu em uma área de 90 mil quilômetros quadrados, o que equivale a plantar uma floresta do tamanho aproximadamente de Portugal.

Esse é um processo que vem se dando praticamente em todos os países do continente, que viram suas florestas crescerem no período. Trata-se de uma boa notícia para os europeus, mas também para o planeta – que precisa urgentemente seguir o exemplo francês e de outros países, e proteger com urgência literalmente mortal o verde, que é nacional, mas também é de todos. É fundamental que o lucro de poucos e a ignorância de muitos deixe de pautar essa sórdida e devastadora relação atual entre a humanidade e as florestas, e que o exemplo europeu enfim seja seguido por uma boa causa.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Aos 3 anos, menina com QI de 146 entra para clube de superdotados; isso é bom afinal?