Inspiração

União Europeia reflorestou um Portugal inteiro em 15 anos

26 • 07 • 2019 às 09:50
Atualizada em 30 • 07 • 2019 às 10:15
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Uma parte do Brasil adora importar as piores ideias europeias, mas parece se recusar a reproduzir praticas que realmente apontam para o progresso e a melhoria. Pois se é para copiar algo da Europa nesse momento, que miremos no exemplo da França: enquanto o mundo se vê diante do apocalíptico drama das queimadas e derrubas de florestas – com o Brasil liderando esse sombrio quadro – os franceses podem comemorar o fato da área total coberta pelo verde no país estar crescendo. Desde 1990 o território florestal na França cresceu em 7%.

Floresta de reflorestamento na França

Atualmente 31% do território francês é coberto por florestas, colocando o país na quarta posição do continente – atrás somente da Suécia, Finlândia e Espanha. Esse processo se deu a partir da redução da produção agropecuária, assim como políticas mais eficazes de proteções ambientais e do reflorestamento – e essa não é uma tendência exclusivamente francesa: por toda a Europa, entre 1990 e 2015, o crescimento florestal se deu em uma área de 90 mil quilômetros quadrados, o que equivale a plantar uma floresta do tamanho aproximadamente de Portugal.

Esse é um processo que vem se dando praticamente em todos os países do continente, que viram suas florestas crescerem no período. Trata-se de uma boa notícia para os europeus, mas também para o planeta – que precisa urgentemente seguir o exemplo francês e de outros países, e proteger com urgência literalmente mortal o verde, que é nacional, mas também é de todos. É fundamental que o lucro de poucos e a ignorância de muitos deixe de pautar essa sórdida e devastadora relação atual entre a humanidade e as florestas, e que o exemplo europeu enfim seja seguido por uma boa causa.

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness