Tecnologia

Vou ou não vou? Google Maps vai avisar quando o ônibus estiver lotado

11 • 07 • 2019 às 09:15
Atualizada em 15 • 07 • 2019 às 17:24
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Para ajudar ainda mais a vida e o dia-a-dia dos moradores das grandes cidades, o Google Maps mudou. Recentemente o mais popular aplicativo de direcionamento e mapas  passou a mostrar algumas informações valiosas para os usuários do transporte público: além de informar o horário que determinado ônibus, trem ou metrô irá passar em um ponto – com eventuais atrasos e mudanças no tempo de uma viagem também oferecidos aos usuários – o aplicativo também informa agora a probabilidade do transporte em questão estar lotado.

As novidades chegam para cerca de 200 cidades do mundo – com o acompanhamento em tempo real dos ônibus em breve para Brasília, Recife e Salvador. Rio e São Paulo já contam com o alerta sobre a lotação do veículo – e considerando que São Paulo possui, de acordo com o Google, três das dez linhas de transporte mais lotadas do mundo, essa informação pode fazer toda a diferença para o planejamento diário do paulistano.

O cálculo da lotação de determinado transporte em relação ao seu horário é feito a partir do histórico daquele veículo, linha e hora oferecido anteriormente pelos usuários. Os dados começaram a ser coletados em 2018, e são analisados de forma anônima, e seguirão sendo atualizados para o melhor funcionamento do app.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness