Inovação

Walmart passa a utilizar a Realidade Virtual para promoção de funcionários

por: Vitor Paiva

O uso da Realidade Virtual já é de tal forma um fato na vida cotidiana contemporânea que o maior empregador privado dos EUA, a Walmart, passou a utilizar os óculos de RV em processos de promoção em todas as suas mais de 4,6 mil lojas no país. A tecnologia vem sendo utilizada na empresa para avaliar os potenciais trabalhadores e entender em qual posição profissional – principalmente na busca dos cargos de gerências – durante esses processos de seleção.

Através do uso da Realidade Virtual e da reação a estímulos específicos pelos candidatos, a Walmart analisa de que forma esses candidatos respondem a situações desafiadoras, e como priorizam e realizam tarefas diversas. Segundo consta, até hoje mais de 10 mil funcionários participaram desses processos utilizando RV – como parte de um plano da empresa varejista de mudar toda a supervisão dos times e da condução profissional de gerência dentro da empresa, a fim de oferecer mais poder de decisão e autonomia aos trabalhadores.

De acordo com a gerência de Relações Humanas da Walmart – que efetivamente possui impacto importante dentro das questões empregatícias nos EUA – o uso da Realidade Virtual é somente um dos novos pontos no atual processo seletivo da empresa. Não se trata de uma aplicação tecnológica desqualificadora em modo algum, e jamais é utilizada para demitir um funcionário, mas sim para casos de contratação, treinamento e promoção.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Assistente virtual da Amazon vai passar conselhos de médicos do ‘SUS do Reino Unido’