Arte

A maravilhosa quadra de basquete que transcende o conceito de street art

por: Gabriela Glette

As pessoas já estão acostumadas a se deparar com obras de arte em muros e fachadas de prédios nas cidades. Mas, e se expandirmos o conceito de arte urbana e transformássemos uma quadra de basquete em quadro? Foi exatamente isto que o artista gráfico português Pedro Campiche fez. Conhecido como Akacorleone, seu projeto fica em Lisboa e recebeu o nome de Equilíbrio.

quadra de basquete lisboa 1

Em parceria com a Underdogs Gallery – também baseada em Lisboa, sua arte representa uma mulher e um homem, cada um de um lado do campo posicionado como rei e rainha de um baralho de cartas. Seu intuito foi representar o ajuntamento de pessoas e forças: “A busca por um equilíbrio real, uma dualidade perfeita entre duas pessoas, duas equipes, dois campos, duas realidades, é difícil de alcançar, mas é possível”, explica o artista.

quadra de basquete lisboa 2

Se o objetivo de seu projeto era brincar com a noção de dualidade, ele conseguiu. A criação levou cerca de 9 dias para o artista e 91 litros de tinta. O conceito de opostos complementares também pode ser levado para o próprio basquete, assim como qualquer outro esporte que necessita de 2 times para acontecer. Apesar de adversários, um time precisa necessariamente do outro para poder jogar, assim como para ganhar. Difícil saber o que é o mais incrível: a arte em si ou toda a significação por trás dela!

quadra de basquete lisboa 3

quadra de basquete lisboa 4

quadra de basquete lisboa 5

quadra de basquete lisboa 6

quadra de basquete lisboa 7

Publicidade

Fotos:  Akacorleone


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Alphonse Mucha: ícone da Art Nouveau ganha mostra inédita no Brasil