Ciência

A misteriosa ilha na Indonésia que torna os mamíferos menores

por: Gabriela Glette

Tudo começou em 2004, quando equipes de cientistas e arqueólogos descobriram esqueletos humanos de cerca de 1,1 de altura em uma caverna na Ilha das Flores – Indonésia. Espécie já extinta de seres humanos, os “hobbits da vida real” eram curiosamente menores do que nós e, desde então, os cientistas passaram a estudar esta região misteriosa, que aparentemente tem o poder de tornar os mamíferos menores.

mamíferos ilha indonésia 1

Se no início os cientistas acreditavam que os pigmeus eram exemplares do Homo Florensis, para confirmar esta hipótese eles precisaram cruzar amostras de DNA com as pessoas que hoje habitam na ilha, assim como neandertais e denisovanos, cujo DNA está agora presente em todos os humanos não africanos vivos hoje. O resultado é surpreendente, já que os habitantes modernos possuem uma quantidade similar de DNA de Neandertal e denisovanos, como qualquer outro ser humano do Sudeste Asiático. No entanto, eles não tinham absolutamente nenhum sinal do DNA do Homo Florensis. Desde então, a equipe começou a olhar a Ilha das Flores como um centro de nanismo.

mamíferos ilha indonésia 2

É um fato conhecido que o homo sapiens migrou para a Ilha das Flores em duas ocasiões separadas e, ambas as vezes seu tamanho diminuiu drasticamente, como provavelmente aconteceu com o Homo Florensis antes deles. Mas os humanos não foram a única espécie a sofrer essa misteriosa diminuição de tamanho. Havia também uma espécie de elefante que pesava apenas 300 kg (1/18 do peso de seus parentes) e só alcançava a altura de um humano comum em altura.

mamíferos ilha indonésia 3

Quaisquer que sejam os fatores biológicos para o nanismo insular, eles estão presentes em abundância nesta ilha. Bastien Llamas – um paleogeneticista da Universidade de Adelaide, explica a teoria: “Algo está acontecendo nessa população que é bem diferente de outros seres humanos nas proximidades, e o estudo sugere que a seleção de múltiplas variantes genéticas leva à baixa estatura”.

mamíferos ilha indonésia 4

O que sabemos é que, viver na Ilha das Flores faz com que algumas espécies de mamíferos diminuam de tamanho, mas ninguém sabe exatamente como ou por quê. Este é mais um mistério que a ciência ainda não consegue explicar, o que torna tudo isso ainda mais fascinante. Assista este vídeo da BBC para compreender melhor:

Publicidade

Fotos: reprodução


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
SXSW: Hypeness precisa do seu voto para defender a ciência brasileira nos EUA