Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em 1907, a estimativa sobre o índice de natalidade na Alemanha era tão alta quanto possível: as pesquisas sugeriam que em 1980 o país alcançaria uma população de 200 milhões de pessoas. À época a sugestão era correta, pois a Alemanha vivia um índice alto e uma baixa taxa de natalidade. A realidade, porém, foi radicalmente diferente: no início dos anos 1980, o país tinha um dos piores índices de natalidade do mundo. Como a Alemanha conseguiu contornar essa crise? Um artigo da The Economist oferece algumas respostas para essa questão.
Entre 2006 e 2017, a média de filhos por mulher no país subiu de 1.33 para 1.57 – e, a partir do ano passado, esse número deve subir ainda mais. A crise do envelhecimento em países como Itália e Espanha, que também assolava a Alemanha, aos poucos vai ficando para trás no país – estima-se que em 2050 o país tenha cerca de 58 pessoas acima de 65 anos para cada 100 habitantes, um número ainda alto, mas muito abaixo das 74 pessoas para cada 100 italianos.
Um dos motivos para esse crescimento é o imigração. A abertura do país em receber imigrantes trouxe para a Alemanha culturas que tem como hábito uma família maior, como sírios e afegãos. Esse efeito, porém, tende a passar, pois aos poucos as famílias vão ganhando uma “mentalidade alemã”.
Uma resposta mais estável e duradoura, porém, é no mínimo curiosa: políticas governamentais alemãs tornaram mais fácil ter e criar um filho no país. Pais atualmente podem pedir licenças remuneradas, as crianças têm direito a creches, e até mesmo descontos em impostos para facilitar a criação. Tais novidades políticas vêm retirando a Alemanha de uma crise que assola muitos de seus países vizinhos no continente.
Publicidade
Dados do portal Covid-19 Brasil, que tem se destacado pelo acerto de suas projeções sobre a pandemia de coronavírus,...
Toda vez que a NASA e o telescópio espacial Hubble nos mandam notícias, junto chega a certeza de que algo espetacular...
Em se tratando de sexo, tempo também não é documento. A duração de uma relação sexual não é proporcional ao...
Em tempos de comunicação digital imediata, em que as distâncias simplesmente deixam de existir para se mandar uma...
Se normalmente as aventuras e expedições infantis pela natureza normalmente resultam em descobertas do campo da...
Pesquisadores identificaram a área do cérebro responsável pelo medo e testaram ferramentas farmacogenéticas para...
A bactéria mais resistente do mundo tem seu lugar no Guinness Book, o livro dos recordes. Chamada Deinococcus...
A conjuntivite gonocócica é um tipo raro da doença que ocorre quando a gonorreia, infecção sexualmente...
Quando pensamos no sofrimento que um usuário passa para largar as drogas, logo imaginamos a longa penúria da...