Sustentabilidade

Análises indicam alta concentração de partículas de queimada em chuva que caiu em SP

por: Redação Hypeness

A água da chuva que caiu no dia que transformou São Paulo em Gotham City possui cor escura e partículas de queimadas. A conclusão é resultado de análise feita por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Municipal de São Caetano (USCS). 

O Instituto de Química da USP apontou a presença de reteno – substância comum em queimadas. O teste feito pela Universidade Municipal de São Carlos diz que a concentração de fuligem na água esteve sete vezes maior do que em chuvas, digamos, normais. 

– ‘(Re)conhecendo a Amazônia Negra’, projeto fotográfico exalta negritude de pulmão verde do planeta

Meteorologistas ressaltaram que o escurecimento repentino no meio da tarde paulistana se deu pelo encontro de uma frente fria com fuligem vinda dos incêndios que atingem a região amazônica. 

A água da chuva coletada por Leandro Matozo, da Globo News, impressiona pela cor escura e partículas de fuligem. As amostras foram coletadas pelas universidades e os resultados servirão para a compreensão sobre os efeitos para a saúde das pessoas. 

Desmatamento recorde 

Os últimos acontecimentos reforçam os impactos do crescimento recorde do desmatamento no Brasil, impulsionados pelos incêndios, que segundo o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), atingiram o maior índice em sete anos. 

Noite chegou às 15h em São Paulo

Há dias ardendo em chamas, a floresta amazônica registrou o maior número de queimadas desde 2012. Apenas entre janeiro e agosto são 72.843 pontos mapeados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Número 83% maior do que no mesmo período de 2018. 

Publicidade

Fotos: foto 1: Leandro Matozo/Globo News/Reprodução/foto 2: Reprodução/Twitter


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Maior mutirão de limpeza do planeta já tem 700 locais confirmados no Brasil