Sustentabilidade

Animal marinho que viralizou ao ser resgatado morre após engolir pedaços de plástico

por: Redação Hypeness

Animal difícil de ser encontrado, um dugongo morreu depois de ter ingerido grande quantidade de plástico. A morte foi provocada por infecção. O mamífero marinho tinha sido resgatado de uma praia em abril. 

Desde então, passava por tratamento na Tailândia. A notícia da intoxicação pela ingestão de plástico é mais um banho de água fria na preservação da vida marinha e do meio ambiente como um todo. 

O dugongo está ameaçado de extinção

– Cervejaria Guinness vai abandonar 100% do plástico e trocá-lo por materiais biodegradáveis

Com apenas oito meses, Miriam, como foi batizada, apresentou os sintomas há pouco mais de uma semana. Ela mal se alimentava e acabou entrando em choque e morrendo. 

Uma espécie de ‘primo’ do peixe-boi, o dugongo está ameaçado de extinção e cientistas estimam a existência de apenas uma centena deles no planeta Terra. Seu nome está em uma lista publicada pela União Internacional para a Conservação da Natureza há pelo menos três anos.

– Extinção à vista: Morre o último rinoceronte-de-sumatra macho

“É de cortar o coração ver você morrer pelas mãos de pessoas negligentes quanto ao meio ambiente. Somos todos culpados. Todos que jogamos um saco plástico, canudo, garrafa. Em algum lugar, animais estão morrendo”, escreveu no Twitter a organização de preservação marítima Seaweed and Seagrass Research Unit.

Um dugongo pode chegar aos 300 kg. Eles vivem principalmente na costa leste da África e de países asiáticos. O animal já chegou a habitar todas as áreas dos oceanos Pacífico e Índico. 

Plástico em alto mar 

O jornal Estado de São Paulo publicou estudo da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (Iswa) mostrando que, todos os anos, são despejadas 25 milhões de toneladas de lixo nos oceanos. Entre 60% e 80% de tudo é formado por objetos plásticos. 

Publicidade

Foto: Seaweed and Seagrass Research Unit/Reprodução/Twitter


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Supermercado transforma pão que não é vendido em cerveja para evitar desperdício