Fotografia

Antes e depois: Fotógrafa registra mudanças em mulheres que se tornaram mães

por: Vitor Paiva

Nada parece capaz de transformar mais a vida de uma mulher do que a maternidade. Mas se as mudanças emocionais e práticas são evidentes, será que essa revolução e visível? Será possível enxergar a mãe que nasce  junto com o filho ou a filha no rosto dessa nova mulher ? Foram esses questionamentos profundos que a fotógrafa lituana Vaida Markeviclute-Razmislavice procurou transformar em registro – retratando diversas mulheres, antes e depois de se tornarem mães.

Intitulado Becoming a Mother (Tornando-se mãe, em tradução livre), a ideia do projeto é perceber não só por eventuais mudanças concretas na feição das mães, mas principalmente pelo olhar, o que significa a mudança que o título sugere. “Eu queria destacar o olhar maternal”, diz a fotógrafa “tirando tudo que pudesse interferir nisso” – como por exemplo a barriga, ou a presença de um bebê.

“Por trás de cada retrato há a história de uma mulher, sua jornada única, sua transformação”, explica Vaida, que dispõe as fotos lado a lado – como um “antes e depois” clássico, mostrando as retratadas sempre dos ombros para cima. O trabalho foi inspirado nas mudanças que a artista reparou em si mesma, quando se tornou mãe. “A maternidade pode se tornar uma prisão, mas também pode nos liberar de velhos conceitos e comportamentos que não mais nos servem, ao nos transformar em uma mulher mais sábia do que nunca”, afirmou.

Publicidade

© fotos: Vaida Markeviclute-Razmislavice


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Série fotográfica impactante registra preparação de mulher para enfrentar câncer