Tecnologia

Autor de massacre em El Paso publicou manifesto racista no 8chan antes do crime

por: Redação Hypeness

O supremacista branco que matou 20 pessoas em El Paso, Texas, no último sábado (3), utilizou o fórum 8chan – incubador de todo o tipo de preconceito que você pode imaginar, como refúgio. 

De acordo com o The Washington Post, o homem de 21 anos foi celebrado pelos usuários anônimos da plataforma. Assim como aconteceu com outro supremacista branco, inspiração para o massacre em El Paso, que matou 51 pessoas em mesquitas de Christchurch, na Nova Zelândia. 

O supremacismo branco encontra refúgio em fóruns da ‘dark net’

Na manhã de domingo (4), um dia depois do atentado, o 8chan estava infestado de pessoas celebrando o supremacista branco. 

“Você sabe o que fazer!!! Espalhe o OC, espalhe o OC, espalhe o OC, inspire o OC”.  

“Faça o mundo um lugar melhor”, escreveu outro usuário. 

A liberdade em planejar e concretizar eventos com motivações raciais gerou preocupação e pedidos para que o 8chan seja encerrado. “Faça um favor para o mundo e feche isso”, pedem as pessoas depois da tragédia de El Paso. 

Fredrick Brennan, que em 2013 fundou o 8chan, mas deixou o corpo diretivo do site, declarou ao The Washington Post que “mais uma vez, um terrorista utilizou o 8chan para espalhar sua mensagem sabendo que outras pessoas o ajudariam. O espaço tem audiência garantida para terrorismo doméstico”. 

Vinte pessoas morreram em um ataque a tiros em um shopping na cidade de El Paso. O autor, que foi preso pela polícia, tinha motivações raciais e escreveu uma carta contra a “invasão hispânica”. O criminoso se disse inspirado pelo terrorismo na Nova Zelândia, também gerado no 8chan. 

Especialistas em segurança culpam a relutância de forças da lei e oficiais de inteligência em classificar supremacistas brancos e movimentos de extrema-direita como terroristas.

O massacre de Suzano, em SP, foi planejado nos mesmos espaços

O site está registrado como propriedade de uma empresa com sede de Nevada, a N.T. Technology, controlada por Jim Watkins – empresário norte-americano radicado nas Filipinas. 

O Washington Post pediu uma declaração de Jim, que respondeu, “espero que você esteja bem”. 

Em Dayton, Ohio, nove pessoas foram assassinadas a tiros no domingo (4). As motivações ainda são desconhecidas. 

Massacre de Suzano 

Em março deste anos, 10 pessoas perderam a vida a tiros na Escola Raul Brasil, em Suzano, na Grande São Paulo. Assim como aconteceu nos EUA, os dois autores planejaram o massacre no Dogolachan

A plataforma da ‘darkweb’ serviu de inspiração e troca de mensagens para o crime. 

“Muito obrigado pelos conselhos e orientações DPR”, disse, segundo o R7, um dos usuários. 

O livre compartilhamento do ódio passa ao largo de pais, mães, sociedade e setores do poder público. Ano passado, no mesmo Dogolachan, Emerson Eduardo Rodrigues Setim e Marcelo Valle Silveira Mello – apontados como criadores do grupo, foram presos pela Polícia Federal.

Publicidade

Fotos: foto 1: Atilgan Ozdil/Anadolu Agency via Getty Images/foto 2: Annette Riedl/picture alliance via Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Nokia brilha no Top 10 de celulares mais vendidos de todos os tempos