Diversidade

Bahia faz golaço e oferece reconhecimento de paternidade e exame de DNA de graça

por: Redação Hypeness


O Bahia é o clube que melhor usa as redes sociais.  O time do Nordeste ganhou destaque por pensar fora da caixinha conservadora e machista do futebol. Desta vez, o tricolor de aço iniciou campanha de reconhecimento da paternidade. 

– Filho de Edmundo, cineasta Alexandre Mortágua quer homens discutindo abandono parental, não o aborto

O Bahia mostrando que o futebol ajuda no desenvolvimento social

A parceria com a Defensoria Pública do Estado para o mês de agosto, marcado pela celebração do Dia dos Pais, oferece exames de DNA gratuitos. O próprio Bahia montou uma tenda nas redondezas do estádio da Fonte Nova, em Salvador. 

O vídeo é protagonizado por crianças que não conhecem os pais. “Se o Bahia é amor, que o amor vença! 5,5 milhões de crianças no  Brasil não possuem o nome do pai no registro”, escreveu o clube nas redes sociais. 

– As Bahias e a Cozinha Mineira jorra o leite mau na cara dos caretas em novo single

A parceria com a Defensoria Pública ofereceu testes de DNA

“Pai, seu dia tá chegando e eu tô na pilha de te escrever. Tô brocando no pontinho, fiz 31 sem deixar cair. Tá vendo? Ninguém nos vence em vibração. Será que eu tô mais parecido com você ou com minha mãe? Você viu que defesa linda de Douglas nesse último jogo? Minha mãe me colocou na aula de inglês. Na próxima carta vou gastar meu inglês todo nela. Vou aqui que ‘mainha’ tá me chamando, depois te escrevo mais, viu? Espero um dia poder te entregar todas essas cartas”, diz o texto completo da ação.  

 

Bora, Bahêa! 

Sediado na cidade mais negra do Brasil, Salvador, o Bahia se destacou nos últimos tempos por pensar além das quatro linhas. Não se trata de contratar o reforço mais caro. 

Na vanguarda, o clube, na verdade, concentrou forças em expor e ajudar na resolução problemas sociais crônicos como o próprio abandono parental. Dono da maior torcida do estado, a gestão do Bahia assumiu a responsabilidade de ser considerado o ‘time do povo’. 


Em 2018, a gestão de Guilherme Bellintani criou o Núcleo de Ações Afirmativas do Bahia.  O projeto pretende rever a relação com a torcida, sobretudo com os em situação de vulnerabilidade. 

– MP da Bahia cria aplicativo para mapear casos de racismo no estado

“Salvador é uma cidade com desenvolvimento econômico pequeno. Somos formados por torcedores e habitantes de baixa renda. E essas pessoas estavam excluídas dos estádios, principalmente depois dos fenômenos de arenas no país”, declarou ao UOL o presidente do clube.

Deu resultado. Além de ganhar proporções nacionais, atingir a marca histórica de 40 mil sócios e instaurar a democracia, o Bahia não fugiu da raia. Em poucos meses, o clube debateu racismo, machismo, homofobia, demarcação de terras indígenas e intolerância religiosa.

O Núcleo de Ações Afirmativas é gerido por funcionários do Bahia e voluntários. A ideia é combater a elitização do futebol, que afasta o torcedor mais pobre dos estádios. Com a desculpa de modernização, grandes clubes do país praticam preços exorbitantes. O resultado: arquibancadas mais brancas e menos diversas. 

Que o exemplo do Bahia, que conta com um belo time, seja proliferado. O futebol é do povo. 

View this post on Instagram

👕❤️⚠️ "Se a gente se unir, dá tudo certo. Ainda dá tempo, véi". Chegou a coleção #BahiaClubeDoPovo, para abraçar a pluralidade de nossa torcida. Conheça as camisas e garanta a sua na Loja @esquadrao ou pela internet ➡️ LINK NA BIO ⭐⭐ Direção: @pis_santos Roteiro: Pis Santos e Tiago Cesar Fotografia: Pis Santos Edição: Pis Santos Produção: Nelson Barros Neto, Pis Santos, Sergio Chamadoira, Tiago Cesar, Thales Augusto e Victor Cerqueira Elenco: Jairo Ian, Claudio Luis, Rafael Conceição, Lucas Ribeiro, Ivson Souza, Caique de Jesus, Marcos Souza, Carlos Augusto, Lucas Alves, João Paulo, Jadson Sales, Daniele Nunes, Vanderson Silva, Eric Charles, Gabriel Melo, Sergio Vinicius, Mauricio Dias, Pablo de Souza, Guilherme Santos, Leandro Freitas, Eduarda Santos, Cristian Riquelme, Luis Juan, Davi Jardilino, Mirela Magalhães, Leandro Santana, Cleide Soares, Rodrigo Soares, Adriely e Andrei Locução: Anita, Marcel e Marina Colaborador: Carlinhos Babá

A post shared by Esporte Clube Bahia 🔵🔴⚪️ (@ecbahia) on


Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ida de Maju para o Jornal hoje é indício de que ela pode estar a caminho do JN