Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O relato do biólogo Izar Aximoff, divulgado pela BBC Brasil, é de cortar o coração. Embora tenha experiência na recomposição de florestas do Rio de Janeiro atingidas por incêndios, ele garante que o cenário de destruição na Amazônia assusta muito mais do que qualquer fotografia pode traduzir.
– Os impressionantes registros da NASA sobre a Amazônia em chamas
A perda da diversidade é irreversível
Os sons do movimento de plantas e troncos, ruídos de animais, os cantos dos pássaros e a exuberância do verde dão espaço para o silêncio. Some isso ao cheiro de queimado – de árvores e animais -, a cor pálida da fuligem. A morte.
“É muito triste ver a floresta totalmente dizimada. Aquele cenário colorido, com flores, sons de animais, pássaros cantando, bichos se movimentando e cheiro de mata dá lugar ao silêncio, a animais carbonizados, a um cheiro de carne queimada, à desolação. Fica tudo preto e você fica sujo com aquele resíduo de carvão”, disse à BBC o biólogo, que é doutor em Botânica pelo Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.
Para biólogos e outros profissionais com experiência em biomas como o amazônico, a perda da diversidade provocada pelas chamas é irreversível. Muitos animais, dizem eles, sequer retornam.
O incêndio é visto de satélite da NASA
Ardendo há pelo menos três semanas, a Amazônia brasileira perdeu entre 2000 e 2017, uma área maior que o território da Alemanha. São mais de 400 mil km² engolidos pelo fogo, diz estudo da Universidade de Oklahoma publicado na revista Nature Sustainability.
Ambientalistas são unânimes, prevenir sai mais barato do que aplicar multas ou apagar incêndio. Por isso, a provável extinção do Fundo Amazônia pode deixar o cenário ainda mais complicado.
Ataques do presidente Jair Bolsonaro provocaram a saída da Noruega, país responsável por 93,8% dos R$ 3,4 bilhões doados para a proteção da floresta tropical.
Quase extinto, o Fundo Amazônia é vital para proteção
Como mostrou matéria do jornal O Globo, o fundo é vital para o funcionamento de órgãos de fiscalização como o Ibama e a Força Nacional. A floresta amazônica ocupa uma área que passa por Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela. A parte brasileira assusta pelo tamanho, são mais de 5 milhões de metros quadrados.
Presente em 59% do território brasileiro, se fosse um país, seria o 6º maior do mundo em faixa territorial. A Amazônia está no Acre, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Goiás, Tocantins e claro, Amazonas. O verde responde por 67% de TODAS as florestas tropicais do mundo.
Publicidade
O IndieGogo, popular ferramenta de financiamento coletivo, destacou na semana passada um promissor projeto: o Rawlemon,...
O apresentador Rodrigo Hilbert, outrora criticado por alguns setores da sociedade por matar um novilho durante seu...
Já pensou em poder tomar um café em copo comestível? Os clientes dos restaurantes KFC da Alemanha em breve...
Talvez você possa estar mal de vida atualmente. Pode ser que a tal da crise já tenha até batido aí na sua porta....
Tanto os seres humanos quanto qualquer outro animal, na maioria dos casos, merecem uma segunda chance, para sua...
O petróleo é formado pelo processo de decomposição da matéria orgânica - restos vegetais, algas, plânctons e...
Como dizia minha mãe: "salada temperada tem mais saída". Isso por que as pessoas têm preguiça de temperar e acabam...
Qual ciclista convicto nunca quis desistir da bike naqueles dias de chuva intensa? Não tem roupa especial e capacete...
Montar uma horta em casa pode ser uma alternativa maravilhosa para se alimentar de forma saudável, gastando menos e,...