Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
– Filósofa e ‘rainha’ do feminismo negro Angela Davis vem ao Brasil em outubro
Fernanda Young deixa legado para as artes e liberdade feminina
Fernanda Young se preparava, mais uma vez, para questionar a caretice. O fatídico retiro em Minas Gerais servia como refúgio para a estreia, em 12 de setembro, da peça ‘Ainda Nada de Novo’, que contracenaria com Fernanda Nobre. O espetáculo de José Roberto Jardim aborda a relação homossexual entre duas mulheres artistas.
Não deu tempo e Young morreu de parada cardíaca provocada por uma crise de asma. O corpo foi enterrado no Cemitério de Congonhas, no domingo (25), em São Paulo.
Para além de supostas polêmicas, Fernanda Young era uma escritora de mão cheia. A carioca se caracterizou pela habilidade de se comunicar com diferentes públicos. Era a capacidade desta brasileira de falar de temas complexos com simplicidade.
Foi assim em dois clássicos da TV contemporânea. A estreia em 1995 com ‘A Comédia da Vida Privada’, adaptação do texto de Luis Fernando Veríssimo, e o hilário ‘Os Normais’, estrelado por Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães.
‘Os Normais’ é fruto do talento de Fernanda Young
Lançada em junho de 2001, a série retratava o dia a dia de Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres). Os dois formavam um casal cômico, promíscuo, que se amava e também buscava formas de transgredir padrões sociais. Sempre com o humor questionador característico de Young.
Os dois, aliás, lamentaram a perda inesperada da amiga.
“Ela foi uma pessoa maravilhosa, a quem devo uns dos melhores anos da minha vida”, resumiu Luiz Fernando.
“Devo muito a ela, à inteligência, ao humor, à originalidade, à coragem dela”, escreveu Fernanda Torres no Instagram.
Fernanda Young sempre foi descrita como uma mulher polêmica. Polêmica ou oposição aos rótulos machistas? Aqui pra nós, sempre que uma mulher teima em seguir a cartilha criada pelo patriarcado, é chamada de ‘polêmica’.
A diferença com Fernanda é que ela deu de ombros e se apropriou da retórica. Uma das precursoras do debate feminista ainda no início do século 21, a escritora estrelou ao lado de Mônica Waldvogel, Marisa Orth e Rita Lee a clássica edição do ‘Saia Justa’, exibido pelo GNT.
“Eu tenho uma teoria que até já escrevi a respeito. Todo velho é um filho da p… que envelheceu. Sabe aquela história de que “vaso ruim não quebra”? Pois é, pra mim, velho é um vaso ruim”, disparou certa vez.
Outro ponto alto da carreira aconteceu em 2009, quando posou nua para a revista Playboy. Sem dar a mínima aos padrões de beleza cunhados por homens, Young estampou a capa da revista masculina em ensaio fotografado por Bob Wolfenson.
O fotógrafo lamentou a morte inesperada da amiga, mas exaltou seu espírito.
“Vai pro céu desafinar o coro dos contentes como sempre o fez aqui embaixo onde farás muita falta”, salientou.
No mais, fiquemos com uma das últimas reflexões deste grande nome das artes e cultura do Brasil.
“As pessoas me acham maluca, mas estou observando tudo – de dentro e de fora. Pensam que não percebo as suas falcatruas, mas ser gentil não significa ser otária! Trabalho feito uma vaca, pago essas merdas desses impostos, não vejo uso para eles, escuto que mamo em tetas do governo; divirto as pessoas, ofereço poesia, e lido com ignorâncias proferidas por um bando de escroto que mete Deus nos seus discursos hipócritas. Deito e levanto cansada porque nunca peguei um centavo de ninguém e tudo o que tenho é fruto de TRABALHO. Não herdei, não ganhei, nem sou sustentada! Tenho 4 filhos que estão aprendendo a serem éticos e livres. E o que ouço? É louca! O que vejo? A nossa cultura material e imaterial, a nossa língua, a nossa fauna, flora, sendo esganiçada, sacaneada, por ogros maléficos. Estamos virando uma gente porcaria, afinal “piorar é mais fácil”! E fica tão claro o oportunismo das ratazanas sorrateiras, que veem na “loucura do criador”, achando-nos dispersos, irresponsáveis, ricos, nesgas para sermos passados para trás! Comigo, não! Não! Sei reconhecer um lápis meu em meio a um milhão! Não estive “calada nos últimos 14 anos”, não aceito desaforo! Sou uma mulher de 50 anos que sonhou alto e realizou muito. E estou longe de encerrar a minha jornada nessa orbe! Aos que se interessam: bom proveito. Para os outros: estou pouco me lixando!
⚔️
(Texto escrito no ônibus. Ganho para escrever. Aqui ofereço de graça e com erros. “Flagra” de @e.mym que postou a foto com uma legenda muito mais sábia.)”
Publicidade
Quem caminha pelas ruas da cidade lituana de Marijampolė provavelmente irá se surpreender ao se deparar com um...
O fotógrafo japonês Hot.kenobi se diverte com seus brinquedos de ação e usa a fotografia para contar suas criativas...
A gravidez é um dos acontecimentos mais especiais na vida de uma mulher. Pensando nisso, a artista por trás do My...
Pode-se dizer que criatividade, uma boa execução e uma xícara de café são as bases dos trabalhos que chamam a...
O “The Walled Off Hotel” abriu as portas na manhã desta sexta-feira para a imprensa. Localizado em Belém, na...
O corpo em movimentos circulares, incrivelmente bem coordenados, o tempo que for necessário, e aí está o processo...
O artista D*Face acoplou latas de spray em seu skate e as usou para pintar uma pista/piscina de skate. Eles...
Em tempos em que as vítimas acabam pagando o pato pelos abusos sofridos, uma iniciativa está buscando chamar a...
Talvez não existam fãs mais fiéis que os de Star Wars, já que eles sempre encontram um jeito de homenagear a saga,...