Debate

Como a morte de 500 milhões de abelhas em 3 meses no Brasil vai afetar nossa alimentação

Redação Hypeness - 27/08/2019 | Atualizada em - 26/08/2019

Eleitas os seres mais importantes do planeta, as abelhas enfrentam desafios para sobreviver em meio à emergência climática. Entre os meses de dezembro de 2018 e fevereiro deste ano, 500 milhões delas morreram no Brasil e os agrotóxicos podem ser uma das principais causas. Mas como isso irá afetar a nossa alimentação no futuro?

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), as abelhas são hoje responsáveis pela polinização de 75% dos cultivos do mundo. Tem mais: a presença delas é capaz de aumentar em 25% o rendimento das colheitas.

abelha morta

Foto: rostichep

O inseto poliniza a maior parte das plantas que existem. Entretanto, sua população vem diminuindo a cada dia e pode ser ainda mais ameaçada com a onda de liberação de agrotóxicos crescente no país. Em apenas seis meses, mais de 200 pesticidas tiveram seu uso autorizado pelo governo federal.

Para se ter uma ideia, essas plantas polinizadas correspondem a cerca de dois terços dos alimentos consumidos pelos humanos, incluindo aí praticamente todas as frutas e legumes que vão parar no nosso prato. Algumas delas dependem exclusivamente das abelhas. É o caso do maracujá, da maçã e da abóbora, por exemplo.

Sem as abelhinhas, nossos almoços se tornariam uma repetição incansável de alimentos como trigo, arroz e milho. Além de sem graça, essa mudança comprometeria nossa ingestão de nutrientes.

Esse pequeno colapso poderia se alastrar ainda mais, comprometendo os campos usados como pasto. A consequência seria uma diminuição da biodiversidade como um todo, afetando diversas espécies de animais, incluindo aí aquelas usadas na alimentação humana. Com isso, a desculpa de que você poderia substituir essas plantas por churrasco vai por água abaixo.

Leia também: 8 coisas que você pode fazer para ajudar as abelhas a sobreviver

Publicidade

Foto em destaque: NiklasPntk


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.